Rio Preto adota novas medidas restritivas para frear disseminação da COVID-19

Prefeito de Rio Preto participou de reunião

Divisão Regional de Saúde (DRS-XV) convocou na manhã desta quinta-feira, 17, uma reunião com 31 prefeitos da microrregional de Rio Preto e José Bonifácio para discutir e definir uma possível adoção de medidas mais restritivas nas cidades para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. A ideia é que as cidades do entorno de São José do Rio Preto sigam o modelo do decreto do prefeito Edinho Araújo, que editou novas regras, que passaram a vigorar nesta quinta-feira, 17.

A diretora regional de Saúde (DRS-15) em Rio Preto Silvia Elisabeth Forti Storti disse que o encontro foi justamente para mostrar dados regionais e a situação dos hospitais que atendem a população dos municípios.

“As dificuldades são imensas, mas estou confiante e otimista. Essa união irá trazer resultados positivos e conseguiremos evitar o colapso da nossa região”, completou Silvia.

Segundo o prefeito Edinho, a reunião deve ajudar a tomada de decisões por parte dos demais municípios em relação às medidas restritivas de toda a região para que todos ajam em sintonia.

“O resultado poderá ser extremamente positivo, mas desde que os demais municípios tenham essa compreensão de que nesse momento podemos fazer a diferença se nos unirmos”, completou Edinho.

Durante o encontro, os representantes das cidades vizinhas a Rio Preto demostraram interesse em adotar medidas para conter a disseminação do vírus.

Em Rio Preto, de acordo com o novo decreto, o comércio em geral e os shoppings poderão funcionar entre 6h e 18h. Já os restaurantes só poderão atender presencialmente até as 18h e, após esse horário, só poderão receber pedidos por delivery. Supermercados deverão encerrar totalmente suas atividades após às 18h.

Participaram do encontro representantes da microrregional de saúde de Rio Preto, as cidades de Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Orindiúva, Paulo de Faria, Rio Preto, Tanabi e Uchoa. Já da microrregional de saúde de José Bonifácio participaram as cidades de Adolfo, Jaci, José Bonifácio, Mendonça, Monte Aprazível, Nipoã, Planalto, Poloni, Ubarana, União Paulista e Zacarias, totalizando 31 cidades.

A previsão é de que os municípios anunciem as medidas através de decretos nos próximos dias.