Justiça determina regras mais rígidas para futuros rodeios e shows em São Carlos

Justiça determina regras mais rígidas para futuros rodeios e shows em São Carlos
Justiça determina regras mais rígidas para futuros rodeios e shows em São Carlos

Festa atraiu grande público e entrou para o calendário oficial da cidade

O “São Carlos Rodeio Fest 2025”, realizado em agosto, não passou despercebido pela Justiça. Após questionamentos do Ministério Público sobre a regularidade da festa, o juiz Marcelo Luiz Seixas Cabral, da 2ª Vara Cível de São Carlos, decidiu que, a partir de agora, os organizadores terão que apresentar todos os laudos e alvarás necessários com pelo menos 48 horas de antecedência. Caso contrário, o evento não poderá acontecer, e ainda poderá gerar multa de R$ 300 mil por descumprimento.

A ação foi motivada por apontamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal (SMDRBEA) e da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC), que haviam identificado irregularidades pouco antes da abertura da festa. Havia risco tanto para os animais usados nas provas quanto para o público, o que levou o Ministério Público a pedir medidas urgentes.

A organização do rodeio correu contra o tempo e conseguiu regularizar a situação praticamente na véspera da estreia, entregando alvarás e laudos técnicos emitidos nos dias 7 e 8 de agosto — justamente quando a programação estava prestes a começar. Com isso, a festa aconteceu normalmente entre os dias 8 e 16, sem registro de novos problemas. A festa ocorreu dentro das expectativas.

Na decisão, o juiz destacou que a empresa, com mais de três décadas de experiência no setor, deveria ter providenciado a documentação com antecedência, garantindo maior tranquilidade e previsibilidade. Para ele, só a atuação firme do Ministério Público fez com que todas as exigências fossem cumpridas.

Com a determinação, a expectativa é que próximas edições do rodeio e outros grandes eventos da cidade sejam organizados com mais planejamento, evitando a correria de última hora e trazendo mais segurança para todos os envolvidos.

A decisão foi proferida em primeira instância.

Leia mais: Vamos ajudar a Gi a consertar sua van? Participe dessa campanha