Roselei diz que cortar o transporte do Projeto Pequeno Cidadão é vexatório para a Prefeitura

Roselei discursou na Tribuna da Câmara

O vereador e presidente da Câmara, Roselei Françoso, protestou na sessão desta quinta, 3, pois disse que recebeu na semana passada uma ligação que o entristeceu. “Trabalhei na Educação de 2005 a 2012 e quando cheguei no setor pude conhecer projetos importantes como este do Pequeno Cidadão ou o Vida Melhor dos Salesianos. A pessoa me perguntou: Roselei, por que a Secretaria de Educação quer cortar o transporte do Projeto Pequeno Cidadão?”, questionou.

Este projeto de caráter social atende crianças de baixa renda, com idade de 10 até os 14 anos, e é realizado no Centro Esportivo nas dependências da USP, fruto de uma parceria entre uma grande empresa e a Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC). São desenvolvidas atividades educacionais, esportivas, culturais e artísticas, e oferecidas duas refeições (café da manhã e almoço ou lanche e jantar) e higienização (banho e escovação).

O projeto, segundo Roselei, tem seis ônibus que levam crianças dos bairros periféricos onde há grande vulnerabilidade social como o São Carlos 8, Jardim Gonzaga, Santa Felícia, Cidade Aracy para várias atividades desenvolvidas sob supervisão de equipe especializada. “A gente fica encabulado, de boca aberta, quando chega este tipo de informação até porque conheço o prefeito Airton Garcia e ele sempre disse que sua preocupação era com os mais pobres, com aqueles que buscam um atendimento em serviços públicos que dignificam o homem, isso ajuda a construir uma cidade, um estado e uma nação”, observou.

Segundo Roselei, cortar o transporte de um projeto importante como este é desconhecer a realidade de uma cidade. “Esse projeto dá oportunidade para crianças estudarem, incentiva alguém a estar na USP e no futuro ter vontade de entrar em curso superior porque está sendo motivada para isso”, destacou.

O presidente da Câmara informou que são seis ônibus: três de manhã e três à tarde que levam as crianças para o projeto. “Cortar este transporte é desconhecer a realidade desta cidade, é desconhecer o plano de governo do prefeito Airton Garcia”, criticou.

Roselei explicou que recentemente precisou fazer uma intervenção pelo Projeto Vida Melhor dos Salesianos. “Encontramos pessoas que passaram por lá no contra turno escolar e que hoje prestam serviços para a Prefeitura e que só tiveram aquela oportunidade na vida, e o que eles fazem? Cortam o transporte, a acessibilidade dos poucos equipamentos que são oferecidos para a população e ainda piora: há um outro projetos dos Salesianos feito aos sábados e ficamos sabendo que há a intenção de cortar esse transporte!”

Para o vereador, cortar o transportes destes projetos é vexatório. “Todos aqui que apoiamos o Airton Garcia precisamos rever essa situação, não faz sentido retirar o sonho de uma criança que estuda no contra turno escolar de participar de um projeto dentro da USP, se podarmos o Pequeno Cidadão, o que nós teremos de cidadãos no futuro?”, questionou. “Essa é uma posição truculenta!”