Roselei recebe representantes dos orquidófilos de São Carlos

Roselei com Gilmar Juliak (CSO) e Rubens Zanollo Júnior (CAOB)

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB), recebeu o presidente do Círculo São-carlense de Orquidófilos (CSO), Gilmar Juliak, e o presidente da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB), Rubens Zanollo Júnior, na quarta-feira (23).

O objetivo do encontro foi o de discutir ações que auxiliem os praticantes da orquidofilia da cidade a manterem suas atividades. “Assim como em várias atividades, a pandemia de Covid-19 está impactando diretamente essa atividade que se mantém quase que exclusivamente por meio das exposições”, explicou Roselei.

Fundado em 1963, o Círculo São-carlense de Orquidófilos, é uma das principais associações do Brasil. “Nossa Associação é a única do país a ter títulos no Japão, Estados Unidos, Holanda e, com isso, obter reconhecimento internacional”, disse Zanollo. A CAOB, presidida por Zanollo, foi fundada em 1969 em Rio Claro e reúne 146 entidades em todo o país.

Segundo Gilmar Juliak, São Carlos também foi pioneira ao realizar uma exposição internacional de orquídeas em 1993. “Temos muita história e de projeção do nome de São Carlos”, comentou o presidente da CSO.

A última exposição realizada em São Carlos foi em 2019, que foi a 57ª Exposição Nacional de Orquídeas de São Carlos, juntamente com a 53ª Festa do Clima. O impedimento da realização da exposição traz dificuldades financeiras ao Círculo, que tem obrigações legais e institucionais a cumprir.

Apoio – O presidente da Câmara Municipal se comprometeu em buscar alternativas que possam auxiliar o setor neste momento de crise. “Os orquidófilos merecem toda nossa atenção e carinho, já fizeram muito por São Carlos e ainda têm muito a contribuir. Discutimos algumas possibilidades e vamos tentar tirar do papel algumas ideias”, destacou Roselei.

Entre as propostas, está a criação de incentivos ou de um dia municipal em comemoração ao setor. O Dia Nacional do Orquidófilo é comemorado no dia 22 de junho de cada ano. O parlamentar também se comprometeu a auxiliar o Círculo a reformar a sede atual, que funciona num espaço da Prefeitura, na rua Conde do Pinhal, atrás do Palacete Conde do Pinhal.