Saiba como assistir aos jogos do Paulistão ao vivo no YouTube a partir desta quinta-feira, 27/01 

O YouTube começa a transmitir os jogos da temporada 2022 do Paulistão nesta quinta-feira, 27/01. Para assistir aos jogos, basta acessar o canal do Paulistão no YouTube pelo celular, computador, tablet ou Smart TV e acompanhar a transmissão ao vivo de cada partida.

Com patrocínio de PagBank, Claro e Chevrolet, os jogos do Paulistão no YouTube contam com narração do Chico, do canal Desimpedidos, apresentação de Alê Xavier, do canal Passa a Bola, e comentários do ex-jogador Dodô e da ex-jogadora Milene. A transmissão também conta com uma equipe de repórteres formada por Jackson Pinheiro, Alexandre Oliveira e Bianca Molina. Além disso, haverá integração das marcas patrocinadoras durante as transmissões, em que cada uma terá blocos do jogo personalizados e conteúdo exclusivo nos canais parceiros.

O primeiro jogo do Paulistão na plataforma é entre São Paulo e Guarani e será transmitido a partir das 20:00 desta quinta-feira (27). Confira abaixo as partidas confirmadas na plataforma até o momento:

*A tabela pode sofrer alterações de dias e horários

Um dos diferenciais da transmissão no YouTube é a democratização do acesso aos jogos. Além de oferecer o campeonato de forma gratuita e aberta na internet, legendas estarão disponíveis durante toda a exibição ao vivo, incluindo o aquecimento, o intervalo, e o pós de cada partida. 

A tecnologia da plataforma também traz novidades para o Paulistão. Em um clássico como Palmeiras x Corinthians, por exemplo, os torcedores poderão escolher entre diferentes faixas de áudio e assistir ao jogo com narradores e comentaristas que tenham maior conexão com seus respectivos times. O YouTuber Diego, do canal Ginga Street, representará o São Paulo na primeira partida, já Lucas, do Brazil Kickers, representará o Guarani. 

Em 2021, o YouTube e a FPF anunciaram uma parceria para oferecer os jogos do Paulistão gratuitamente aos torcedores, tornando-se a única plataforma digital aberta a transmitir o campeonato. De 2022 a 2024, a plataforma exibirá ao vivo 16 partidas do Campeonato Paulista, incluindo uma das semifinais e as duas finais.

Além das 16 transmissões ao vivo, o acordo inclui conteúdos de todos os jogos da competição, como melhores momentos, curiosidades, entrevistas, entre outros. Também fazem parte da parceria mais de 60 partidas de outras competições organizadas pela FPF, entre elas, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, cuja transmissão começou em janeiro e conquistou mais de 5 milhões de visualizações em poucas semanas.

O Paulistão no YouTube irá muito além do ao vivo: o acordo inédito com a FPF abrirá novas possibilidades de formatos e vai envolver criadores da plataforma que poderão ter acesso a trechos de imagens e áudios das partidas para usar em suas produções. A novidade deve estimular a produção de conteúdo feito exclusivamente para o YouTube sobre os jogos e ampliar a diversidade de opções para os torcedores quando o assunto é o Paulistão.