Saiba como surgiu a Vila Prado, um dos bairros mais tradicionais de São Carlos

Vista panorâmica da Vila Prado, desde o alto da estação ferroviária, 2016. Foto: Waltinho Milanetto. Acervo FPMSC.

Da Fundação Pró-Memória

A Vila Prado é um dos mais tradicionais bairros são-carlenses, tendo sido formado principalmente com a instalação da ferrovia naquela área da cidade, nas últimas décadas do século XIX, e o loteamento de fazendas da região.

Leopoldo Prado, fazendeiro e empreendedor local, destaca-se como um dos pioneiros nos loteamentos de terras nas áreas de entorno dos trilhos e da estação ferroviária de São Carlos. Ocupados em particular por ferroviários, esses lotes foram gradativamente sendo ocupados e atraíram outros trabalhadores, como aqueles empregados no comércio e nas fábricas que se estabeleciam nos arredores da estação.
Nas décadas seguintes outras fazendas foram loteadas, formando outros bairros que, unidos, formam o que hoje conhecemos como a Grande Vila Prado: Bela Vista, Bicão, Boa Vista, Medeiros, Beatriz, Vila Carmem…

Segundo entrevista cedida por Wilson Sallum (1918-2012) em 2006 para a Fundação Pró-Memória, seu pai, Nicolau, comprou a fazenda Bela Vista na década de 1930. A fazenda pertencia, originalmente, a Adolfo Botelho de Abreu Sampaio, advogado e político que havia deixado a vida de fazendeiro e investido em uma carreira burocrática em São Paulo. Alguns anos depois, já nos anos 1940, Nicolau Sallum iniciou o loteamento das terras da fazenda, dando origem ao bairro Bela Vista.

Outros bairros surgem a partir desse período com o loteamento de fazendas da região, como o Jardim Medeiros e a vila Carmem, formada por terras de Joaquim Rocha Medeiros, o Jardim Beatriz, em terras de João Ferreira; e o bairro Boa Vista, cujas terras eram dos herdeiros de Afonso Botelho de Abreu Sampaio, irmão de Adolfo.
A Vila Prado foi gradativamente se consolidando. O estabelecimento da Igreja Santo Antonio incrementou ainda a urbanização do bairro a partir da Avenida Sallum, em direção ao Bicão, perdendo há muito suas características rurais.

Hoje, o bairro é um dos mais populosos de São Carlos. Segundo o Censo Populacional de 2010, a região identificada pelo Instituto como área 3, englobando os bairros Bela Vista, a partir da linha férrea, Cidade Aracy, Vila Prado e Parque Faber, somava 75.620 habitantes, o que perfaz aproximadamente 34,07% da população.

Imagem: Vista panorâmica da Vila Prado, desde o alto da estação ferroviária, 2016. Foto: Waltinho Milanetto. Acervo FPMSC.

#PraCegoVer foto aérea, colorida, mostrando a Praça Antonio Prado, com um ônibus parado no ponto. No centro da foto se destaca o prédio da estação ferroviária. Do centro para a parte superior da foto, vê-se a Vila Prado, até o ponto mais alto, marcado pela Igreja Santo Antonio.