São-carlenses buscam satisfação, conforto e segurança participando de associações de moradores

Associação consegue dar mais opções de lazer aos participantes

A criação e a manutenção das associações de moradores vêm crescendo nos bairros de São Carlos. Esse aumento está estritamente ligado aos resultados positivos que essa união entre os moradores trouxe. Quem faz parte de uma não consegue mais imaginar a vida sem ela: o aumento da segurança e do bem estar em bairros abertos com esse método de administração não tiram a paz de quem já viveu em um local conturbado.

De modo resumido, uma associação de moradores tem o objetivo de reunir os problemas ligados àquele bairro em uma comissão de representantes eleitos, que tenham disponibilidade de seguir os interesses dos moradores, cobrar melhorias frente à Prefeitura, trazendo avanços em diversas áreas. Muitos pontos são conquistados devido ao pagamento de mensalidades fixas de cada casa.

O antigo ditado popular “A união faz a força” se torna realidade quando o assunto é associação de moradores. Com a ajuda de cada morador, os bairros estão cada vez mais preservados, áreas de uso comum são revitalizadas, os níveis de criminalidade diminuem, além de ganharem certo destaque perante órgãos públicos, para resolução de problemas dessa ordem.

A definição de lar voltou a ter o significado de pertencer a todo o ambiente ao redor da casa. Eu, como moradora associada, vejo de perto as melhorias que já foram feitas desde que a associação foi criada. As ruas do bairro receberam recape, vias públicas recebem frequente manutenção, vazamentos e postes de iluminação são reparados rapidamente, quando necessário, temos ronda com vigilância e a pracinha está de cara nova. Tudo isso porque agora estamos unidos, lutando por um interesse comum.

Para alguns moradores, participar da associação é uma realidade distante, já que envolve mais um gasto mensal. No entanto, pensando em qualidade de vida, a associação de moradores pode ser vista como um investimento.

É possível conhecer algumas dessas benfeitorias e o funcionamento em bairros com associação de moradores aqui da nossa cidade, como no Parque Santa Marta, Parque Fehr, Jardim Itamarati, Jardim Araucária, dentre outros.

Giovana Cordero Cerantola colaborou com o São Carlos em Rede