São Carlos: a cidade onde a “briga” para ser deputado estadual irá da esquerda à direita até 2026

Política ferve em São Carlos

A guerra pela candidatura a deputado estadual em São Carlos começou e ainda terá muitos capítulos. Surgiram críticas do vereador Julio Cesar (PL) ao ex-prefeito Newton Lima (PT), o petista rebateu as críticas e hoje apareceram turbulências entre o ex-prefeito e o vereador Djalma Nery (PSOL). Djalma falou à Rádio de São Carlos que “Newton não tem palavra e fez molecagem”, este foi o título da matéria do Primeira Página, do amigo Marcos Santos.

Não podemos esquecer que também querem colocar na parada o ex-deputado Lobbe Neto que de político supostamente aposentado poderia disputar a eleição para estadual com o apoio da direita, até a bolsonarista que fez parte da campanha de Netto Donato (embora alguns queiram esquecer isso para posar de Centro Democrático), o atual prefeito. Marquinho Amaral, agora presidente da Prohab, seria um dos entusiastas da campanha de Lobbe.

O interessante é ver como desde o espectro da direita mais reacionária até o PSOL, no caso com Djalma, o alvo do ataque foi Newton Lima. Conversei com uma fonte do PT e ela disse que o acordo entre as partes tendo o psolista como candidato a estadual valeria caso Newton tivesse sido eleito, o que não aconteceu (também não tenho como provar se as palavras da fonte estavam corretas, porém é importante dar essa versão dos fatos). Aliás, aqui também vai uma saudação ao vereador Djalma que, no meu entendimento, tem todo o direito de ser candidato a estadual, é um professor, jovem e bastante articulado.

Contudo, faço o velho alerta a todos essas forças políticas: com tantos nomes em pauta e se todos saírem no pleito vocês serão responsáveis pela eleição de um político que vem ganhando sucessivas eleições parlamentares em São Carlos: o NINGUÉM!

Com tantos candidatos, os votos da esquerda à direita serão divididos e o risco de nenhum eleito pela cidade é gigantesco, até porque os forasteiros virão pedir (e conseguirão) votos por aqui, num local onde os mesmos já são bastante escassos.

É sonho na política que as forças se contentassem em concorrer com poucos candidatos, mas também é muito engraçado ver da direita mais reacionária até a esquerda além do PT choverem críticas em cima do ex-prefeito Newton Lima. Vivemos uma era gozada na política local.

Aqui também vale um registro. Na política são-carlense já tem gente que está com os pés em duas canoas. Se uma delas afundar, certamente, o pulo para a outra virá correndinho, correndinho, afinal quem fica parado é poste, já diria José Simão. A ideologia a gente discute depois….

Não posso esquecer também que há expectativa de que o simpático vereador Elton Carvalho do Republicanos possa ser candidato a estadual, assim como o vice-prefeito, Roselei Françoso, do MDB, entre na disputa.

Renato Chimirri