São Carlos abre guerra contra a COVID-19 e Programa Testar para Cuidar vai às ruas

Nas ruas contra a COVID-19

Os pesquisadores do programa “TESTAR PARA CUIDAR” já estão nas ruas nesta quinta, 11, visitando as casas sorteadas para participar deste projeto.

Eles estão uniformizados e devidamente identificados.

A escolha de quem poderá participar deste projeto e fazer o teste de COVID-19 foi feita de forma aleatória, seguindo uma metodologia de amostragem aleatória estratificada. Não houve prévio contato nem por telefone ou e-mail, os moradores recebem hoje e amanhã a visita dos pesquisadores direto em suas casas.

A estratégia do Programa de Mapeamento da COVID-19 consiste em visitar, entrevistar e realizar exames em 5.600 pessoas selecionadas pelos pesquisadores para participarem do levantamento. Essas pessoas receberão uma visita e serão informadas sobre o procedimento do levantamento. Também receberão uma senha com agendamento para a coleta de exame de sangue em um local próximo da sua residência.

As visitas acontecerão na quinta-feira (11/06) e na sexta-feira (12/06), das 8h às 17h. Alunos do curso de Medicina e de outras áreas da saúde da UFSCar e de outras instituições de ensino, integrantes ou não da ação “Brasil Conta Comigo”; profissionais voluntários da área da saúde do HU-UFSCar e Santa Casa farão a visita aos domicílios. Os profissionais envolvidos no levantamento usarão os equipamentos de proteção individual necessários. Importante lembrar que todos estarão devidamente identificados com uniformes.

A coleta do exame de sangue será realizada no sábado (13/06) e domingo (14/06), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, em escolas e instituições localizadas em várias regiões, com a participação da equipe da Unimed São Carlos e outros profissionais da saúde. Após a coleta, as amostras serão encaminhadas ao Departamento de Morfologia e Patologia da UFSCar, onde serão feitos os testes sorológicos do tipo Elisa fornecidos pela Prefeitura de São Carlos. Os exames estão sendo adquiridos por meio do Pregão Eletrônico nº 036/20, com recursos de fonte 05 (Federal) para combate a COVID-19. O teste vai identificar se a pessoa já teve ou não o coronavírus.