São Carlos ainda tem doses de Coronavac para vacinação dos idosos

São Carlos tem vacina

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica que a vacinação dos idosos continua sendo realizada normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidades de Saúde da Família (USF’s), para idosos cadastrados já no Programa de Saúde de Saúde e no posto volante com sistema drive thru na Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery.


A Vigilância Epidemiológica reforça essa informação já que alguns municípios estão divulgando a paralisação da vacinação por falta de doses de vacinas contra a COVID-19, situação que por enquanto não reflete a realidade de São Carlos.
No total o município recebeu até o momento 16.929 doses, sendo três remessas da vacina CORONAVAC (3.960 na primeira remessa, 4.200 na segunda e semana passada mais 5.719 doses) e uma única remessa da ASTRAZENECA/OXFORD com 3.050 doses.


Até a última terça-feira (16/02) São Carlos já tinha imunizado 12.389 pessoas, 9.366 profissionais da saúde (1.130 também já receberam a segunda dose) e 3.023 idosos, incluindo os de 90 anos ou mais e agora de 89 a 85 anos, vacinação que continua até sexta-feira (19/02). Na próxima semana começa a vacinação de pessoas entre 84 e 80 anos.


“Ainda temos mais de 4 mil doses na câmara fria, já descontando as que enviamos nessa quarta-feira (17/02) para as unidades, porém acreditamos que até a próxima semana vamos receber mais imunizantes para continuar o plano de imunização, lembrando que também estamos aplicando a segunda nos profissionais da saúde”, disse Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.


Para imunizar todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário com a primeira dose, o que inclui profissionais da saúde e idosos de 90 anos ou mais até a faixa etária dos 60 anos, a cidade precisa no total de 43 mil doses da vacina contra a COVID-19, portanto ainda falta receber mais de 26 mil doses para finalizar a primeira etapa.