São Carlos ambiental divulga nota e diz que informações publicadas na imprensa são inconsistentes

NOTA DE ESCLARECIMENTO – SÃO CARLOS AMBIENTAL

Após a divulgação de reportagens com informações inconsistentes em diferentes veículos de comunicação da cidade de São Carlos, a São Carlos Ambiental vem, por meio desta nota, prestar os seguintes esclarecimentos:

A São Carlos Ambiental já investiu, desde o início do contrato de Parceria Público-Privada (PPP), em 2010, mais de R$ 24 milhões no atual aterro, que cumpre o mais rigoroso padrão de qualidade e segurança ambiental. A empresa reforça, publicamente, que está ao lado da população são-carlense, prestando um serviço de excelência e essencial à saúde.

Nesse pacote de investimentos está o sistema de coleta e queima controlada do biogás, que se encontra em operação. A solução tecnológica adotada é um sistema de queima passiva, conforme previsto em sua proposta técnica e no projeto licenciado perante a CETESB. A empresa propôs ao Poder Concedente melhorias operacionais que possibilitariam a geração de energia elétrica por meio do biogás – o que, segundo o contrato, seria uma mera faculdade da empresa –, porém este projeto ainda não foi aprovado pela Prefeitura.

A empresa teve anuência da Prefeitura para receber resíduos de outros clientes no aterro sanitário – a qual posteriormente foi revogada. Esse fato sempre foi de conhecimento da Prefeitura, que recebe mensalmente os tickets da pesagem dos resíduos destinados no aterro e a lista dos clientes (atualmente, apenas grandes geradores privados), com as quantidades recebidas e as receitas obtidas.

O recebimento de outros clientes está previsto em contrato, como forma de redução da contraprestação mensal e gera lucros baixos (em média, R$30 mil/ano), valor que é ínfimo se comparado àqueles devidos pela Prefeitura por força do descumprimento de obrigações contratuais com a São Carlos Ambiental.

Quanto à operação no aterro, a empresa realizou investimentos para a construção de estrutura administrativa com salas, refeitório, auditório, banheiros e vestiários. As instalações utilizadas pelos colaboradores da São Carlos Ambiental atendem a todas as exigências sanitárias. A empresa tem saúde e segurança como valores inegociáveis.

Os serviços prestados pela São Carlos Ambiental são avaliados positivamente pela população são-carlense, que atribui 97% de aprovação e satisfação na última pesquisa realizada pela empresa. O aterro tem a excelência em suas operações atestada pela CETESB, de quem recebeu a nota máxima (10) do Índice de Qualidade de Resíduos – IQR por 4 anos consecutivos. Além disso, a vida útil do empreendimento foi estendida de 22 para 25 anos graças às boas práticas realizadas pela empresa.