São Carlos confirma 16,1 mil casos de Dengue

Em 2024, São Carlos enfrenta uma intensa crise de saúde pública com a dengue. Até o momento, foram registradas 29.553 notificações da doença na cidade, com 16.179 casos confirmados. Destes, 15.448 são autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município, e 731 são importados, com seis casos recentes adicionados às estatísticas.

Além da dengue, a cidade também monitora outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. No caso da Chikungunya, foram registradas 279 notificações, das quais 243 foram descartadas e 4 confirmadas — três autóctones e um caso importado. Outros 36 casos ainda aguardam resultados laboratoriais.

Para Zika, houve 135 notificações ao longo do ano, mas todas foram descartadas. Já para a Febre Amarela, São Carlos registrou três notificações, também todas descartadas.

O município já contabiliza quatro óbitos em decorrência da dengue e ainda investiga outros três casos suspeitos. Com o aumento expressivo no número de infecções e a persistência de óbitos, autoridades locais reforçam a necessidade de medidas de prevenção, como o combate a focos do mosquito transmissor e a adoção de cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, principalmente durante o período de altas temperaturas e chuvas intermitentes, condições que favorecem a reprodução do inseto.