São Carlos deverá abrir mais leitos de UTI para atender pacientes com COVID

Novos leitos para a cidade/ Foto: HMV/Divulgação

A Prefeitura deverá criar mais 10 leitos de UTI na cidade para atender pacientes com COVID-19. Segundo consta, o local para a criação destes leitos ainda está sendo estudada, porém o processo deve caminhar com rapidez devido à necessidade do município. Segundo consta, os recursos para custear a iniciativa serão federais e estaduais. Com isso, São Carlos passará a ter 54 leitos, pois hoje conta com 30 na Santa Casa e 14 no Hospital Universitário.  Para o leitor entender, hoje a cidade disponibiliza 44 leitos adulto de UTI/SUS para COVID-19, já que a Santa Casa voltou a operar com 30 leitos adulto para UTI/SUS, 20 leitos de UCI (Cuidados Intermediárioa) e 6 de UTI infantil e o Hospital Universitário (HU/UFSCar) opera com 14 leitos de UTI/SUS adulto e 6 de Unidade de Suporte Ventilatório (USV). A reportagem apurou que o HU poderá ser o local onde estes leitos deverão ser instalados.

São Carlos tem atualmente 107 pessoas internadas, sendo 26 adultos na enfermaria. Oito pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI – Santa Casa), 4 estão em Unidades de Suporte Ventilatório (USV – HU/UFSCar). No total na UTI adulto estão internadas 64 pessoas, sendo 42 em leitos de UTI/SUS e 22 em leitos de UTI da rede particular. Na enfermaria SUS 4 crianças estão internadas neste momento. Uma criança ocupa vaga de UTI/SUS com suspeita da doença. 12 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos neste momento.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 95,45% (42 adultos estão internados).

UPA – 11 pessoas estão atualmente sendo atendidas em leito de estabilização da UPA do Santa Felícia e do Centro de Triagem. Os pacientes já estão cadastrados e aguardam transferência via CROSS.