São Carlos ganhará Terminal de Ônibus e Shopping a Céu Aberto, diz secretário

Vergonha: ponto caindo aos pedaços

O secretário de Trânsito e Transporte, Coca Ferraz, explicou ontem, 16, quais serão as mudanças que a Prefeitura planeja para a Baixada do Mercado. Segundo ele, a Prefeitura quer modernizar a região central que atualmente se encontra degradada e deteriorada.

A primeira ação é o Calçadão que Coca classifica que passará por um processo de revitalização e remodelação.  “Vamos transformar o local num shopping a céu aberto e as obras começam agora no dia 29 deste mês”, disse.

A segunda intervenção se dará na Praça Maria Aparecida Resitano em frente ao Mercado Municipal. Essa área, avalia Coca, está degradada e praticamente desértica por isso carece das intervenções. Os projetos para esses dois locais foram concebidos por profissionais da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Coca explicou que a grande novidade na Praça dos Voluntários entre a avenida São Carlos e a Alexandrina em frente do camelódromo será o Terminal de Ônibus. “O projeto foi concebido pelo Julio da Prohab e é magnífico e temos que falar também da mudança acontecerá no camelódromo ou shopping popular que hoje se encontra degradado”, afirmou.

Na questão do terminal, passou do momento da Prefeitura arrancar os pontos de ônibus ridículos que foram colocados naquele local e que durante o verão funcionam como panela de pressão e cozinham quem está embaixo deles, sem contar o péssimo aspecto que a armação mal cuidada deixa no Centro da cidade.

O camelódromo como este São Carlos em Rede havia adiantado será deslocado da Geminiano Costa para a Comendador Alfredo Maffei e Coca reputa que o espaço ganhará uma construção moderna. “O projeto tem o conforto e proporcionará aos ambulantes que estão no local poder progredir ainda mais”, diz.

Com a mudança do camelódromo para a Comendador Alfredo Maffei, os taxistas que estão naquele local atualmente terão que mudar de ponto, mas o secretário salientou que os profissionais serão alocados em espaço melhor que lhes oferecerá atrativas condições de trabalho, porém não disse onde será esse novo lugar.

A perspectiva da Prefeitura é construir um grande bolsão de estacionamento com a retirada do camelódromo da rua Geminiano Costa. O local onde se encontram as atuais barraquinhas será transformado em vagas para carros.

Haverá também uma intervenção, de acordo com o projeto original, na rua Jesuíno de Arruda em frente o Bradesco.

Fotos: Maurício Duch