São Carlos inicia quarta dose de vacina contra a COVID à pessoas com 40 anos ou mais

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, confirmou que inicia nesta quinta-feira (23/06), a segunda dose de reforço da vacina contra a COVID-19 nas pessoas com 40 anos ou mais e em todos os profissionais da saúde e imunossuprimidos, conforme diretriz do Ministério da Saúde.


Os municípios podem utilizar para o esquema vacinal deste público as vacinas da Pfizer, AstraZeneca, Janssen e Coronavac, conforme disponibilidade nas unidades de saúde. O segundo reforço pode ser aplicada após 4 meses do primeiro reforço. A ampliação vale para quem iniciou o esquema vacinal com Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca.


Para quem foi imunizado com a dose única da Janssen o Ministério da Saúde liberou mais doses de reforço, porém devem ser da AstraZeneca, Pfizer ou da própria Janssen.


As pessoas com 40 anos ou mais podem receber a dose de reforço de segunda a sexta-feira todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e as Unidades de Saúde da Família (USF’s) realizam a vacinação tanto contra a COVID-19 para adultos, adolescentes e crianças e também contra a Influenza (para os grupos prioritários). As doses da COVID-19 são aplicadas das 9h às 14h. Já as doses contra a gripe e das demais vacinas de rotina das 8h às 16h. A Fundação Pró-Memória também realiza a vacinação das 8h às 16h, porém somente para pessoas com 12 anos ou mais.