São Carlos já vacinou mais de 3 mil profissionais de saúde e inicia a imunização de idosos contra a COVID-19

Segue a vacinação

O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Carlos confirmou nesta segunda-feira (01/02/2021) que 3.316 profissionais da saúde que atendem pacientes com suspeita e contaminados pelo novo coronavírus já foram vacinados.


Os profissionais da saúde estão sendo imunizados com a vacina CORONAVAC. O município recebeu 3.960 doses do Butantan, portanto ainda restam 644 doses para acabar o primeiro lote da vacina chinesa.


Como o município também recebeu 3.050 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, imunizante que está sendo desenvolvido com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a Prefeitura continua com a vacinação dos profissionais da saúde, porém reservou 700 doses para iniciar a imunização de idosos e funcionários de instituições de longa permanência (abrigos).

“Vamos vacinar esses idosos na quinta-feira (4/2) e na sexta-feira (5/2), mas a vacinação dos profissionais da saúde segue normalmente. O intervalo da vacina da OXFORD entre a primeira e segunda dose é de 3 meses (12 semanas), por isso acreditamos não ter problemas para a aplicação da segunda dose”, explicou Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.
A diretora disse, ainda, que os surtos que vem ocorrendo em instituições de longa permanência, com muitos idosos contaminados e morrendo pela doença, foi decisivo para dar início a imunização desse grupo. “Em janeiro a Vigilância Epidemiológica foi notificada que 30 idosos de uma clínica particular estavam infectados, 4 já foram a óbito. Dois funcionários também estão positivos e permanecem em isolamento domiciliar”.


São Carlos deve receber novos lotes da vacina CORONAVAC na próxima quarta-feira, dia 3 de fevereiro. A quantidade de doses ainda não foi repassada pela Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (DRS III). No dia 11 de fevereiro os profissionais da saúde que receberam a 1ª dose da CORONAVAC devem receber já a última dose da vacina, já que o intervalo recomendado entre a primeira e segunda dose é de 21 dias.