São Carlos precisa tratar melhor seus ciclistas

Recentemente vi o vereador Roselei Françoso, que atualmente preside a Câmara, receber pessoas ligadas ao ciclismo e dar seu apoio para projetos da área, o que é louvável. Mas no momento, acredito que é preciso fazer mais. São Carlos tem ciclovias em alguns pontos das marginais e outras avenidas, mas isso tudo é muito pouco.

Ser ciclista em São Carlos é perigoso, porque muitos motoristas e até motociclistas não respeitam quem está pilotando uma magrela e também porque faltam espaços adequados para a prática. Não ter tantas ciclovias é uma realidade das cidades brasileiras, infelizmente, mas acredito que seja o momento de se planejar coisas novas para São Carlos.

É certo que a cidade não tem um relevo que ajude o ciclista, por aqui os morros são intensos em vários locais, basta lembrar da subida da Rua Visconde de Inhaúma para deixar qualquer ciclista com a língua de fora. Entretanto, não vemos projetos, iniciativas claras do poder público para aumentar a segurança dessa parte da população que cresce a cada dia.

Com o preço dos combustíveis cada vez mais nas alturas, muitas pessoas estão aderindo à bicicleta como meio de transporte e isso precisa ser olhado por quem está no poder, afinal de contas os políticos devem trabalhar para adequar a sociedade às novas realidades que estão permeando o cotidiano das pessoas.

O ciclista por aqui é tratado mal, é perigoso andar de bicicleta em São Carlos e isso vem desde que as primeiras “bikes” surgiram nestas terras. Nunca houve, sequer, uma contagem expressiva para saber qual é a parcela da população que usa bicicleta para se locomover. Como disse anteriormente, esse meio de transporte além de se tornar fundamental passou a ser um dos exercícios mais completos e procurados pelo brasileiro e são-carlense.

Acredito que seja o momento de cobrarmos das autoridades uma maior preocupação com a vida do ciclista são-carlense. Não dá mais para ignorar que a bicicleta é um meio de transporte limpo, que pode ser seguro e também estimular a prática do exercício físico.

São Carlos tem que tratar melhor seus ciclistas.

Renato Chimirri