São Carlos prepara profissionais para atendimento relacionado à picadas de escorpiões

No Botafogo

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, reuniu na manhã desta sexta-feira, 17/12, no auditório do Paço Municipal, profissionais de diversos serviços de saúde para o treinamento virtual do fluxo de atendimento, diagnóstico e tratamento para Escorpionismo, realizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

Treinamento na Prefeitura


O público alvo foram os médicos e enfermeiros das equipes de Pontos Estratégicos de atendimentos a acidentes com animais peçonhentos, hospitais, atenção básica, urgência e emergência, corpo de bombeiros, Vigilância Epidemiológica e Controle de Zoonoses e Endemias.


A Região de Saúde Coração do DRS III – Araraquara possui dois pontos estratégicos para atendimento de acidentes com animais peçonhentos: o Pronto Socorro de Porto Ferreira e o SMU da Santa Casa de São Carlos. Ambos possuem equipe preparada e profissionais treinados para atender essa demanda.


Diante da intensificação das ocorrências de acidentes por picada de escorpião no Estado de São Paulo, se faz necessária a ampla divulgação das ações de prevenção e tratamento, bem como do fluxo de atendimento municipal.