São Carlos realizou a abertura da Semana LGBTQIAP+

Abertura do evento

A Semana da Cidadania LGBTQIAP+, uma realização da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, foi aberta oficialmente na última segunda-feira (20/06), no Teatro Municipal de São Carlos em parceria com o Conselho Municipal da Diversidade Sexual, com a Comissão dos Direitos Humanos e com a Ordem do Advogados do Brasil (OAB).


A Semana, instituída pela Lei Nº 20.474/2021, tem como objetivo debater a importância do combate à LGBTfobia e apresentar ações realizadas em prol dos direitos humanos da população LGBTQIAP+.


A Semana da Cidadania LGBTQIAP+ de São Carlos reabriu debates importantes do resgate de políticas públicas voltadas à população LGBTQIAP+, garantia de direitos, engajamento no compromisso de promover a igualdade social, respeito às diferenças, minimizando o preconceito e a discriminação, com reflexões e análises acerca dos conteúdos que habitam o universo relacionado à diversidade sexual.
Participaram da abertura Vanessa Soriano, secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, que na ocisão também representou o prefeito Airton Garcia, o vereador Djalma Nery, representando Roselei Françoso, presidente da Câmara Municipal e responsáveis pela promulgação da Lei Municipal 20.474/21, Gustavo Enrique Costa, presidente do Conselho Municipal de Diversidade Sexual de São Carlos, Valéria Morine Nagy, Coordenadora Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania e Anselmo Figueiredo, presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Piracicaba.


Valéria Nagy, palestrante da noite, declarou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania, é parceiro dos municípios e este tipo de evento promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos estreita as parcerias de forma que juntos, continuem a luta pela diversidade sexual e garantia de direitos. “A Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual promove, elabora, coordena, desenvolve e acompanha programas, projetos e atividades visando a efetiva atuação em favor do respeito à dignidade da pessoa humana da população LGBTQIA+, independentemente da orientação sexual e da identidade de gênero”, disse a Coordenadora Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania.


O presidente do Conselho Municipal de Políticas para LGBT de Piracicaba/SP, Anselmo Figueiredo, que também ministrou palestra na abertura do evento, incentivou o debate e declarou que toda a sociedade precisa ser mobilizada no combate ao preconceito e violência contra a população LGBTQIAP+. “Precisamos de todas as ferramentas para garantir os direitos básicos desta população. São Carlos, através da Vanessa, secretária de Cidadania e Assistência Social, com este evento está contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e solidária, na eliminação de preconceitos ou quaisquer formas de discriminação que, não só respeite, mas valorize a diversidade humana”.


Já o vereador Djalma Nery destacou as lutas pelo direito de existir sem medo da discriminação e violência e se colocou à disposição para auxiliar na execução dos projetos necessários para as ações em prol da população LGBTQIAP+.


Gustavo Costa, presidente do Conselho Municipal de Diversidade Sexual de São Carlos, agradeceu a participação dos conselheiros envolvidos em todo o seu mandato, lembrando a construção coletiva para a realização da Semana da Cidadania LGBTQIAP+, com todos os eventos programados e prestando homenagens de agradecimento a secretária Vanessa Soriano e empenho de toda a equipe envolvida, estimulando a população LGBTQIAP+ a participar mais ativamente.


Vanessa Soriano agradeceu a participação de todos e disse estar satisfeita com o empenho no engajamento e compromisso selado pelo evento, estimulando à participação em toda a semana, lembrando a todos que o município de São Carlos trabalha no enfrentamento à homofobia, inclusive com legislação própria e agora também em mais essa parceria com o a Secretaria de Justiça. “Não se constrói uma sociedade justa, humana sem igualdades de direitos”, ressaltou a secretária.


A performance de Charllenny do Drama encerrou a programação do primeiro dia expressando a magnitude que contém a diversidade.

Confira a programação da Semana da Cidadania LGBTQIAP+ de São Carlos:

Dia 22/06 – 19h – FESC – Campo do Rui – Roda de conversa com a presença de: Profº Drº Flávio Adriano Borges – Departamento de Enfermagem UFSCar, Andrógine Zago – MAPPA (Movimento por Avanços nas Políticas Públicas de Atenção LGBTIAP+), Alex Kreibich – Artista e Ativista, representante da sociedade civil. Eles promoverão conhecimento sobre a população LGBTQIAP+ e suas demandas indicando o direcionamento das políticas públicas voltadas a este segmento;

Dia 24/06 – 19h – CEMAC – O Grupo artístico “O Grandioso Teatro da Mínima Dimensão” apresenta a performance “MEU CORPO MINHAS DRAGS”, seguida de uma roda de conversa com os convidados da sociedade civil e com a Comissão de Direitos Humanos e da Diversidade Sexual e Igualdade de Gênero da OAB 30ª Seção-São Carlos (Mestra Carina Dantas – Psicóloga, Drª Camila Marques dos Santos, Drª Thais Sanches e Drª Cristiane Lemos);

Dia 25/06 – 8:30h – FESC – Campo do Rui – 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL LGBTQIAP+ DE SÃO CARLOS. Confira as pautas:
I – Discutir políticas públicas voltadas à população LGBTQIAP+, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica,

social, cultural e política dessa população e contribuindo para o exercício pleno da cidadania da população LGBTQIAP+ de São Carlos;
II – Levantar propostas que irão compor uma plataforma de políticas públicas para a população LGBTQIAP+ como base para a elaboração do Plano Municipal de Políticas para a Diversidade Sexual;


III – Eleger os conselheiros representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Diversidade Sexual, para o mandato 2022-2024.