São Carlos recebe 2.510 doses de vacinas e inicia imunização de pessoas com 75 e 76 anos

Vacinação prossegue

O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Carlos retirou nesta sexta-feira (12/03), mais 2.510 doses de imunizantes para dar prosseguimento ao plano municipal de imunização contra a COVID-19. Com isto, os idosos de 75 e 76 anos serão imunizados ao longo da próxima semana, a partir de segunda-feira (15/03), em diversas unidades de saúde.

A UBS Redenção retoma as atividades de vacinação e contempla, conforme estudos demográficos, o maior número de idosos na região da grande Vila Prado. Também é possível receber a primeira dose do imunizante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Azulville, Botafogo, Maria Stella Fagá e Santa Paula e na Unidade de Saúde da Família (USF) Aracy – Equipe I (para o público em geral). Nas demais USF’s serão vacinados somente os idosos cadastrados no programa de saúde da família, sempre das 9h às 13h.

Pelo sistema drive thru a opção continua sendo os postos volantes da FESC I, na Vila Nery e do Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira “Luisão”, na Vila Prado. Nestes locais, a vacinação acontece 9h às 14h.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, a quantidade de doses recebidas será suficiente para imunizar 90% da faixa etária pretendida. “Para o público de 75 e 76 anos, existe a expectativa de imunizar 90% desta população, o que corresponde a 2.356 pessoas”, ressalta a diretora, salientando que as demais doses estão reservadas para a imunização de 14% do público-alvo composto por pessoas com 77 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19.

Para receber o imunizante é importante fazer, antecipadamente, o cadastro do idoso no site www.vacinaja.sp.gov.br a fim de agilizar o atendimento. No ato da vacinação, o munícipe deverá portar documento oficial com foto e CPF.

Já no caso dos idosos acamados, o familiar ou responsável deverá procurar a unidade de saúde de referência do idoso para agendar a vacinação domiciliar.

Profissionais de saúde – Também continua na próxima semana a vacinação da segunda dose da vacina nos profissionais de saúde. O profissional pode procurar, de acordo com a data agendada em seu cartão de imunização, das 14h às 17h, as mesmas unidades fixas de vacinação dos idosos (UBS’s da Redenção, Azulville, Botafogo, Maria Stella Fagá e Santa Paula e na USF) Aracy – Equipe I.

Neste momento os profissionais de saúde não estarão sendo atendidos nos postos volantes da FESC I e do Estádio Luisão, ficando esses locais exclusivos para o atendimento dos idosos.

No ato da vacinação, é obrigatório apresentar o cartão de imunização e um documento de identificação com CPF.