São Carlos recebe mais 13.840 kits e amplia testagem para a COVID-19

O Departamento de Vigilância em Saúde recebeu nesta quarta-feira (09/02) do Departamento Regional de Saúde (DRS III) mais 13.840 novos testes antígenos para fazer o diagnóstico da COVID-19.


Com o recebimento desses novos kits de testes antígenos o município disponibiliza agora 21.130 kits para testagem, portanto já retomou o Plano de Contingência “A”, que estabelece testar pacientes, comunicantes e profissionais de saúde com quadro de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave.


“Em virtude da escassez de testes estávamos seguindo a recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a utilização racional dos testes, porém agora com o recebimento de um número maior de kits, já determinados testar todos com sintomas, inclusive os comunicantes”, explica Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.


Na última semana estavam sendo testados em média 300 pessoas por dia, já que a cidade estava no Plano “B” de Contingência, ou seja, quando a pessoa testava positivo e os contatos (membro da família) apresentassem sintomas, a testagem não era realizada nos contatos com sintomas, porém o caso era notificado como positivo e fechado o diagnóstico como Clínico Epidemiológico, seguindo com o protocolo de assistência. Agora com o recebimento de mais testes a expectativa é voltar a testar de 700 a 1.000 pessoas por dia.
Em São Carlos os testes são realizados no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho com atendimento 24 horas.