São Carlos vacinou 27 mil pessoas contra a COVID-19

Vacinação prossegue


O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Carlos divulgou nesta terça-feira (16/03) um novo balanço da vacinação em São Carlos. Desde 21 de janeiro, quando chegaram as primeiras grades de vacina contra a COVID-19 na cidade, já foram aplicadas 27.752 doses do imunizante.

Inicialmente São Carlos recebeu 3.960 doses da Coronavac e iniciou a vacinação pelos profissionais da saúde da linha de frente contra a doença, seguindo a imunização em outros setores da área da saúde. Até o momento já foram vacinados com a primeira dose da vacina 8.680 profissionais da saúde. Já a segunda dose foi aplicada em 7.766 pessoas da área, totalizando 16.446 doses do imunizante.

Os idosos começaram a ser vacinados no dia 4 de fevereiro. Inicialmente foram vacinados os idosos de instituições de longa permanência e os funcionários desses locais. No dia 8 de fevereiro começou a vacinação dos idosos com 90 anos ou mais, grupo definido como prioritário a partir da mortalidade maior nessa faixa etária por COVID-19. Seguindo o calendário do Plano Estadual e Nacional de Imunização, sempre de acordo também com a disponibilidade das vacinas, neste momento São Carlos imuniza idosos com 75 anos ou mais. Já foram vacinados 11.045 idosos com a primeira dose e 261 já receberam também a segunda dose, totalizando 11.306 doses aplicadas em idosos.

“Estamos começando agora a aplicação da segunda dose nos idosos. Na verdade, a maioria recebeu a primeira aplicação da vacina do laboratório Astrazeneca/Oxford. Esse laboratório prevê que a segunda dose somente deva ser aplicada após 12 semanas, ou seja, 90 dias após a primeira aplicação”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre.

No total o município recebeu até agora 29.869 doses da vacina contra a COVID-19 de dois laboratórios diferentes: Coronavac/Sinovac/Butantan e da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz.

Idosos – Os idosos devem continuar procurando as unidades básicas de saúde (UBS’s) da Redenção, do Azulville, Botafogo, Maria Stella Fagá e do Santa Paula ou a Unidade de Saúde da Família (USF) do Aracy – Equipe I. Nas demais USF’s serão vacinados somente os idosos cadastrados no programa de saúde da família. Em todas essas unidades o horário de vacinação é das 9h às 13h. Pelo sistema drive thru a opção continua sendo os postos volantes da FESC I, na Vila Nery e do Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira “Luisão”, na Vila Prado. Nestes locais, a vacinação acontece das 9h às 14h.

Já no caso dos idosos acamados, o familiar ou responsável deverá procurar a unidade de saúde de referência do idoso para agendar a vacinação domiciliar

Para receber o imunizante é importante fazer, antecipadamente, o cadastro do idoso no site www.vacinaja.sp.gov.br a fim de agilizar o atendimento. No ato da vacinação, o munícipe deverá portar documento oficial com foto e CPF.

A partir da próxima segunda-feira (22/03) começam a ser vacinados idosos de 72 a 74 anos.

Profissionais de saúde – Também continua sendo aplicada a segunda dose da vacina nos profissionais de saúde. O profissional pode procurar, de acordo com a data agendada em seu cartão de imunização, das 14h às 17h, as mesmas unidades fixas de vacinação dos idosos (UBS’s da Redenção, Azulville, Botafogo, Maria Stella Fagá e Santa Paula e a USF do Cidade Aracy – Equipe I). No ato da vacinação, é obrigatório apresentar o cartão de imunização e um documento de identificação com CPF.