São Carlos vai celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas da Ciência

Data terá lançamento de projeto que vai alcançar meninas que pensavam em desistir do ensino médio

No próximo dia 11 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas da Ciência, instituído em 2015 pela ONU – organização das Nações Unidas e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, para marcar as ações de efetivação da memória das mulheres cientistas na sociedade e estimular as jovens a escolher carreiras profissionais em pesquisa.

Em 2020 o Instituto Angelim que, em São Carlos trabalha com educação tecnológica, criativa e plural para mulheres, marcou o dia 11 de fevereiro com uma roda de conversa no ONOVOLAB. Em 2021, além da celebração da memória das mulheres que fizeram e fazem história na ciência nacional, lançará projeto com jovens mulheres.

Celebração

No dia 11, às 16h, um evento híbrido vai lançar o projeto “Meninas e escolhas profissionais”, uma ação prática pela mudança do quadro atual.

Um piloto do “Meninas e escolhas profissionais” já tem 15 estudantes de escolas públicas do bairro Cidade Aracy.

“Essas meninas estão desistindo do ensino médio, estão frustradas com o ensino muito por conta da pandemia. Exemplo disso é a ausência significativa de inscritos no ENEM e o Instituo Angelim, atento a essa situação vai, na prática, resgatar essas jovens e, ao mesmo tempo estimular o prazer pela Ciência, Tecnologia e Artes em meninas que estão no ensino médio”, disse Mirlene Simões.

Serão 10 encontros com oficinas e bate-papos em que as jovens poderão conhecer profissões diversificadas na ciência, economia criativa e artes comandadas por mulheres em São Carlos. Será uma sensibilização para que as estudantes entendam que o universo acadêmico está ao alcance delas e que existem espaços profissionais na ciência possíveis para todas.

O piloto do projeto tem apoio da CICBEU Escola de idiomas, que cede o espaço para a aplicação das atividades e dará um curso inicial de idioma para as participantes e a Casale Equipamentos Agrícolas, que doou 15 tablets para que as participantes possam se conectar e acompanhar as atividades à distância.

O próximo passo da iniciativa será no segundo semestre de 2021 com a inclusão de mais jovens que serão escolhidas, uma em cada escola pública, pelo próprio círculo escolar. Para tanto é preciso de apoio, patrocínio e parceria da cidade através de empresas e pessoas físicas.

Evento híbrido

A celebração da data será realizada presencialmente para apenas 8 pessoas, seguindo todo o protocolo de cuidados exigido pelo Plano São Paulo e a transmissão será feita através do site do evento. A profa. dra. Maria Moraes Silva, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos confirmou sua participação, assim como o representante da embaixada norte-americana e a homenageada, profa. dra. Yvonne Mascarenhas, a senhora da cristalografia, um símbolo não só em São Carlos, mas em todo o mundo, de pesquisadora da área de físico-química, que em 2021 completa 90 anos!

Evento:

Data – 11/02; 16h

Transmissão – https://www.mulheresnaciencia.ong.br/

Instituto Angelim

O Instituto Angelim, localizado em São Carlos-SP, tem suas diretrizes em comum com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável ONU (agenda 2030). Seu propósito é promover de forma equilibrada o desenvolvimento econômico e social bem como reduzir a desigualdade em todas suas formas e valoriza a diversidade cultural e educação para a cidadania