Se Lobbe se candidatar, o cenário muda para a Assembleia Legislativa

Lobbe será candidato?

São Carlos vive um dilema de não conseguir eleger um deputado estadual há tempos. Desde o próprio Lobbe Neto, a cidade não consegue mais ter um representante eleito por aqui na Assembleia Legislativa e isso faz com que o município viva com o pires na mão pedindo ajuda para parlamentar forasteiro que pouco faz pela cidade.

Ouvi pelos bastidores políticos que Lobbe que já foi deputado federal e estadual poderia ser candidato novamente à Assembleia Legislativa de SP. Falam por aí que o ex-parlamentar avalia com bons olhos uma eventual candidatura para o cargo que já ocupou.

Do ponto de vista político, não sou alinhado ao que Lobbe pensa, entretanto não sou burro e percebo que se o ex-deputado sair candidato terá grandes chances de se eleger como parlamentar estadual e recolocar São Carlos no mapa da política paulista. Primeiro porque ele tem o handcap de ter sido deputado em Brasília e em SP e depois porque Lobbe não teria apenas votos em São Carlos, mas poderia conseguir resultados em diversas cidades do interior do Estado onde já teve atuação parlamentar e sua luta para se eleger poderia ser mais tranquila do que a travada por outros candidatos aqui da cidade. Acredito que o único que teria um caminho semelhante ao de Lobbe Neto seria o ex-prefeito e também ex-deputado federal, Newton Lima, mas parece que o petista virou um ex-político realmente.

Com Lobbe no jogo para deputado estadual as candidaturas de São Carlos quer sejam de vereadores ou de outras figuras da cidade ficam ainda menores, porque, convenhamos, sair de uma vereança para galgar um cargo de deputado em uma cidade dividida politicamente é uma tarefa hercúlea e parece que ninguém por aqui anda com essa moral toda.

Muitos políticos da cidade acreditavam que Lobbe Neto poderia sair candidato pelo PSDB a prefeito de São Carlos para a próxima eleição, não que isso não seja uma possibilidade, porque em política tudo é possível. Entretanto, a informação que apurei nos bastidores é que o ex-deputado teria essa intenção de concorrer à Assembleia Legislativa e isso seria realmente uma notícia interessante para a política local tão cheia de gente que acha ganha a eleição apenas por ser bonito e não ter trabalho para mostrar.

Chega uma hora que a cidade precisa pensar em como quer ser representada e olhando para as nuvens da política é necessário observar o que precisamos neste momento. Se precisamos de Lobbe Neto como deputado, não posso dizer, mas acredito que necessitamos de uma unidade política para que São Carlos seja melhor representada e pare de depender de deputados que aparecem por aqui apenas em ano de Copa do Mundo.

Renato Chimirri