Secretaria da Pessoa com Deficiência entrega certificados do curso de libras para a primeira turma

Certificados entregues

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, entregou nesta quarta-feira (23/02), os certificados do curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a primeira turma de servidores públicos municipais.


O curso com 45 horas aulas foi ministrado na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizado na rua Francisco Maricondi, 375, na Vila Marina, por profissionais do SENAC São Carlos. A capacitação atende determinações legais e constantes da Lei Nº 13.146/2015 que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência.


Cada turma é composta por 20 alunos. Nessa primeira capacitação foram certificados 17 servidores, sendo que 3 não cumpriram a carga horária mínima exigida.


De acordo com a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lucinha Garcia, uma nova turma já foi formada. “A aulas dessa segunda turma, formada por servidores da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde que trabalham com o atendimento ao cidadão, já estão sendo ministradas no SENAC. Como a demanda é alta, vamos assinar novos contratos para atender todas as pastas”, explicou a secretária.


Lucinha Garcia, disse, ainda, que será oferecido o módulo II do curso, porém enfatizou que ninguém vai se tornar interprete de libras. “A ideia e que estejam preparados e com noções para fazer o atendimento inicial das pessoas surdas”, finaliza a secretária.


A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua natural que os surdos do Brasil usam. Tal como a língua portuguesa, a espanhola, inglesa ou qualquer outra. O curso ofertado tem como objetivo possibilitar aos profissionais que trabalham com atendimento ao público uma melhor comunicação entre os surdos e ouvintes, através do aprendizado dos sinais básicos para uma comunicação em Libras.