Secretária da Pessoa com Deficiência participa de evento na APAE para celebrar o dia internacional da Síndrome de Down

A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a inclusão das pessoas com Down e a importância da luta por direitos igualitários.

A secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lucinha Garcia, esteve na última segunda-feira (21/03), na sede da Associação Pais Amigos Excepcionais (APAE) para participar das comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março.


Ao contrário do que alguns pensam, a Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma mutação do material genético humano. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a inclusão das pessoas com Down e a importância da luta por direitos igualitários.
A banda da instituição fez uma homenagem especial com a participação dos alunos. A APAE São Carlos atende pessoas com deficiência intelectual, múltipla, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e com transtorno do espectro do autismo. Hoje são 630 alunos. A entidade tem convênio com várias instituições e também recebe doações. Atualmente conta com uma infraestrutura para fazer atendimento e diagnóstico, atendimento educacional, semi-internato, inclusão no mercado de trabalho e na escola regular.


De acordo com Lucinha Garcia, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a participação dos portadores da síndrome em atividades escolares e profissionais aumenta as possibilidades de desenvolvimento, além de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e que respeita as diferenças”.


No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de down, segundo dados do IBGE.