Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade acolhe estudantes na UFSCar

Rodas de conversa, orientações e atendimentos são algumas ações da SAADE

Atos violentos dentro e fora dos campi são inaceitáveis e devem ser investigados. Esse é o posicionamento da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no escopo da Campanha Acolhimento Legal, que tem o objetivo de incentivar ações de recepção dos estudantes nos quatro campi da Universidade – São Carlos, Sorocaba, Araras e Lagoa do Sino. 

“A SAADE vem atuando em atividades propositivas que trabalham a consciência coletiva e individual de um acolhimento respeitoso”, explica Natália Sevilha Stofel, Secretária Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade. “Atualmente, estamos fazendo contato com os cursos para dialogarmos sobre as pessoas com deficiência e suas demandas de adaptação. Além disso, estamos realizando conversas nos departamentos sobre assédio moral e sexual”. A Secretaria também está atuando junto a outros setores da UFSCar para o acolhimento indígena e para a recepção junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFSCar. “Em todos esses espaços conversamos sobre trote não-violento”, ressalta Stofel.

Além da dar as boas-vindas à comunidade, os eventos de recepção dos estudantes têm sido marcados pela integração e respeito: “Este é um momento bastante especial, pois além de ser o retorno após muito tempo no ensino remoto, somos uma instituição que fomenta a diversidade e equidade”. 

Outra recomendação enfatizada pela SAADE são os cuidados contra a Covid-19: “Continuem se cuidando, usando máscaras e adotando todas as demais medidas necessárias para se protegerem”, alerta a Secretária. “Por fim, aproveitem tudo o que a UFSCar oferece! E, se se sentirem desconfortáveis com alguma ação, procurem-nos”.

A SAADE está localizada na área Sul do Campus São Carlos. O atendimento presencial é realizado de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Informações, dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail saade@ufscar.br.

Campanha Acolhimento Legal

A Campanha, que ocorre de 16 de maio a 16 de junho, é uma realização da Reitoria, Ouvidoria Geral, Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE), Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e Coordenadoria de Comunicação Social (CCS). 

Para saber mais e obter informações atualizadas sobre a Campanha, siga as redes sociais da Universidade: Twitter (@ufscaroficial), Facebook (fb.com/ufscaroficial) e Instagram (@ufscaroficial). Além disso, é possível consultar as matérias já publicadas sobre o tema no Portal da UFSCar.

Sobre a SAADE

A Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) é um órgão ligado diretamente à Reitoria da UFSCar. Completando seis anos em 2022, surgiu como forma de formalizar um espaço institucional de formulação de propostas nas quais as diferenças e diversidades da comunidade da UFSCar sejam contempladas.

A SAADE conta com três coordenadorias: 1. Inclusão e Direitos Humanos; 2. Relações Étnico-Raciais; e 3. Diversidade e Gênero. Suas ações vêm sendo pautadas pela Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar, cujo conhecimento é de suma importância para toda a comunidade acadêmica e que se encontra disponível em http://blog.saade.ufscar.br/wp-content/uploads/2016/11/Politica_acoes_afirmativas_diversidade_equidade_da_ufscar.pdf.