Secretária de Educação e equipe recebem severo recado na Câmara: “É preciso de diálogo e trabalho!”

Audiência na Câmara

A audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta quarta, 9, tem um recado para a Secretária Wanda Hoffmann, gestora da Educação: “O trabalho precisa melhorar!”

Depois de ouvir uma professora dizer que tem “vergonha de trabalhar na rede” é fundamental que a professora Wanda, que é bem intencionada e quer acertar, modifique sua equipe de profissionais e passe a ouvir os anseios da rede da Educação e também da comunidade escolar.

Secretária esteve na Câmara

Pelos depoimentos, parece claro que falta algo que é fundamental: o diálogo. Cara Wanda, sem diálogo o seu trabalho não se desenvolverá para lugar nenhum. A mesma professora que tem vergonha de trabalhar na rede disse que teme a questão de escorpiões nas escolas. Só isso,  professora Wanda, já me deixaria em pânico se eu fosse pai de aluno da rede ou então um gestor da pasta. Como um pai fica em paz com essa notícia de escorpiões em escolas públicas municipais?

Não dá para culpar apenas a pandemia pela falta de manutenção nas escolas, era preciso planejar de acordo. Esse tempo fechado, os dois anos por causa da COVID-19, deveriam ter servido de oportunidade para a reorganização das escolas, de obras de infraestrutura básica.  O ex-vereador e atual membro do Conselho de Alimentação Escolar, Lineu Navarro, falou das dificuldades e classificou cozinhas de algumas escolas municipais como nojentas. Lineu citou a escola CAIC e falou que “os ratos dali subiram para a CEMEI Maria Alice Vaz de Macedo”. Por que os assessores e a Secretária não recebem os membros do Conselho? Vale lembrar que São Carlos já teve uma das melhores merendas do Brasil, isso no governo Newton Lima, se não estou enganado.

Uma gestão necessita de diálogo, de transparência e sobretudo de ação, sem movimentação, sem a aplicação condigna dos recursos da Educação na referida área é claro que teremos problemas, faltarão obras, mas pelo jeito está faltando um planejamento melhor, ainda dá tempo de corrigir a rota, de colocar o trem da Educação Municipal nos trilhos corretos, porém isso necessita ser feito de maneira rápida, os professores carecem de ser melhores tratados, assim como os demais servidores dessa pasta. Eles são fundamentais, sem esses servidores, cara Wanda, sua pasta não anda.

Pelo que vemos, não há falta de dinheiro, afinal temos a questão dos 25% constitucionais que não foram gastos, então a questão é celeridade e atitudes acertadas para que os pais, os alunos, as pessoas mais simples e que estão na ponta da cadeia e precisam das escolas para dar continuidade às suas vidas, não sejam prejudicadas por uma gestão que não tem trabalhado na velocidade que São Carlos necessita.

Os pais não irão se calar, a imprensa não ficará quieta e continuará mostrando os problemas da Educação, mesmo que as pessoas da Secretaria não gostem disso. Os vereadores, aqueles que realmente querem trabalhar pelo povo, também não deixarão de denunciar o que acontece. Portanto, resta para a Secretária Wanda e sua equipe a correção dessa rota. Ainda há tempo, mas os profissionais da Educação estão saturados, querem respostas para suas perguntas, querem resolução para os seus problemas. Chega de desperdício de tempo.

Educação não é barganha, não é gasto, educação é investimento na formação de cidadãos.

Renato Chimirri