Secretaria de Saúde de Ibaté inicia vacinação dos idosos de 85 a 89 anos nesta sexta-feira (12)

Vacinas Coronavac são eficazes

A Prefeitura de Ibaté, através Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, vai seguir a determinação do Governo do Estado de São Paulo e antecipar para esta sexta-feira (12), o início da vacinação do grupo de 85 a 89 anos.

De acordo com a secretária municipal adjunta de Saúde, Elaine Sartorelli Breanza, a cidade conta com 160 idosos dentro desta faixa etária. “Esses números foram encaminhados pela própria Diretoria Regional de Saúde [DRS III] de Araraquara, apurados em outras campanhas de vacinações que já existiam antes da Covid-19”, explica.

Elaine ressalta que a vacinação continuará sendo realizada em sistema drive-thru, apenas na Unidade Básica de Saúde Jardim Icaraí, localizada na rua João Alteia, 550, atrás da Escola Municipal Antônio Deval, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h.

Todos deverão apresentar documento com foto e número do CPF, além de comprovante de residência. As equipes continuarão preparadas, seguindo todos os protocolos sanitários de segurança, para minimizar os riscos relacionados à Covid-19, durante a vacinação. “Importante que o munícipe esteja usando máscara facial e evite descer do veículo para que a gente mantenha o distanciamento social”, explica a secretária adjunta.

Ela lembra que as equipes estarão realizando um plantão especial no sábado, 13, das 8h30 às 15h, para realizar a vacinação. “No sábado, teremos uma escala especial para atender os grupos prioritários que já iniciaram a imunização”, conta.

No início da tarde desta quinta-feira, 11, a Prefeitura de Ibaté recebeu do Governo Estadual mais 398 doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório SINOVAC em parceria com o Instituto Butantan. “Recebemos mais um lote da CoronaVac para que possamos dar continuidade à imunização dos grupos prioritários da nossa cidade”, afirmou a secretária adjunta.

Elaine ressalta que além da vacinação dos idosos de 85 a 89 anos, a Secretaria de Saúde continuará a imunização dos grupos de idosos com 90 anos ou mais e dos profissionais de saúde. “Além do início desse novo grupo, também daremos sequência aos idosos com 90 anos ou mais e daqueles profissionais de Saúde que ainda não receberam a vacina”, afirmou.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da cidade, já foram vacinadas 531 pessoas dos grupos prioritários até a manhã desta quinta-feira, 11.

Pré-cadastro

A Secretaria Municipal da Saúde incentiva o pré-cadastramento de idosos aptos à imunização no site vacinaja.sp.gov.br. O registro online garante mais facilidade e rapidez à campanha de imunização, pois economiza 90% no tempo de atendimento individual nos postos de vacinação.

O preenchimento dos dados no site Vacina Já leva de um a três minutos. Já no atendimento presencial, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos. O pré-cadastro não é obrigatório e também não é um agendamento, mas contribui para evitar aglomerações nos postos. O registro dos dados no Vacina Já é gratuito, seguro e confidencial.