Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida tem nova sede em São Carlos

Nova sede para a secretaria

O prefeito Airton Garcia e a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Amariluz Garcia (Lucinha), inauguraram na manhã desta terça-feira (21/09), a nova sede da pasta, agora localizada na avenida São Carlos, nº 1.800, no centro.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida foi criada em 2016 e tem como atribuições assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e coletivos das pessoas com deficiência. Elaborar, desenvolver, acompanhar, orientar a execução, pela administração pública, de planos, programas e projetos voltados para a inclusão da pessoa com deficiência, bem como fomentar políticas públicas de inclusão e acessibilidade de modo articular com as diferentes esferas de governo estabelecendo parcerias com a sociedade civil, iniciativa privada e de terceiro setor no sentido de desenvolver ações que garantam os valores básicos da igualdade de tratamento e oportunidade, de justiça social, do direito à dignidade da pessoa e do bem estar.


“É uma satisfação poder inaugurar a nossa nova sede em 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Agradecemos ao prefeito Airton Garcia por atender a nossa demanda, já que esse local é maior, mais acessível e na região central da cidade. Trabalhamos muito para garantir que todos os direitos das pessoas com deficiência sejam de fato cumpridos, começando pela acessibilidade e mobilidade que levam a inclusão, além de saúde, educação e vagas no mercado de trabalho”, disse a secretária Amariluz Garcia, revelando que a próxima ação da pasta é a realização de um censo, de um mapeamento das pessoas com deficiência em São Carlos.


O prefeito Airton Garcia parabenizou a equipe da Secretaria Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e disse estar de portas abertas para acolher as demandas da pasta. “Trabalhamos efetivamente com ações que contribuem com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e de suas famílias”, afirmou o prefeito de São Carlos.


Também participaram o vereador Rodson Magno, representando a Câmara Municipal, os vereadores Ubirajara Teixeira (Bira) e Cidinha do Oncológico, os secretários municipais de Trabalho, Emprego e Renda, Nino Mengatti, de Educação, Wanda Hoffmann, de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, de Agricultura e Abastecimento, Wellington Fábio Cervini, de Segurança Pública, Samir Gardini, de Esportes e Cultura, Luiz Lopes, de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Caio Graco, de Comunicação, Mateus de Aquino, o comandante da Guarda Municipal, Michel Yabuki e o presidente da Prohab, Walcynir Bragatto.