Sem as duas doses de vacina no braço, COVID voltará a matar em larga escala em São Carlos

Palermo e Lucão durante coletiva na Prefeitura

Durante a coletiva que deu um panorama geral sobre a vacinação em São Carlos contra a COVID na tarde desta segunda, 27, o secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, defendeu que se utilize o passaporte da saúde no município para a frequência em determinados locais como bares e restaurantes. Palermo explicou que as pessoas tem que entender a importância da vacinação em São Carlos com as duas doses.

Palermo disse que somente com o ciclo completo de imunização, com pelo menos 90% das pessoas com as duas doses, é que poderemos retomar atividades em São Carlos com maior tranquilidade. “Se não completa-se o ciclo vacinal, surgem as variantes, como nos EUA com mais de 2,6 mil mortes por dia na semana passada”, disse. “Podemos criar novas cepas, os casos voltarem a subir, as internações também”, emendou.

Marcos Palermo disse que hoje temos 20.284 pessoas que não tomaram a segunda dose, ou seja, que estão em risco. Atualmente, são 10.777 pessoas que não tomaram a segunda dose da Pfizer, 6.451 que não tomaram a Coronavac e 3.056 que não completaram o ciclo com a Astrazeneca.

Por isso, AGENDE sua vacina e não deixe de tomar a segunda dose.

A pessoa que precisar AGENDAR a vacina deve entrar no seguinte link: http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/fila.

SEM AGENDAMENTO – Os postos de vacinação sem agendamento estão localizados na Fundação Pró-Memória, localizada na Estação Ferroviária, na Praça Antônio Prado, no Centro e na Paróquia São Nicolau de Flue, localizada na rua Dr. Pedro Raimundo, nº 80, na Vila Carmem.

CADASTRO – Para a primeira dose é necessário fazer o cadastro no http://www.vacinaja.sp.gov.br e preencher os dados. O comprovante de endereço é obrigatório. Os menores de idade desacompanhados devem apresentar o termo de assentimento preenchido e assinado, juntamente com um documento pessoal do responsável legal que assinou o termo. Adolescentes acompanhados pelo responsável devem portar o termo preenchido e documentos pessoais de ambos, com foto e CPF. O termo de assentimento está disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/TermoAssentimento-12a17anos.pdf.

Quem for receber a segunda ou a dose adicional basta levar documentos pessoais com foto, CPF e a carteirinha de vacinação.

Depoimento- O presidente da Comissão de Saúde, da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes (MDB), deu um forte depoimento a favor da vacinação contra a COVID. Como todos sabem, Lucão ficou intubado pela doença e também, infelizmente, perdeu sua esposa que faleceu por complicações do Coronavírus.

O vereador disse que é fundamental se vacinar, pois se isso não acontecer o vírus voltará, pois ele é um inimigo silencioso e que realmente derruba as pessoas. “A COVID deixou marcas profundas em minha casa, todos sabem pelo que passei, foi intubado, perdi minha esposa, agora que estou retomando parte de minhas atividades, por isso peço a todos que se vacinem, que não deixem de completar seu ciclo vacinal, porque essa doença é muito perigosa”, acrescentou.