Sem contraste, Santa Casa suspende exames eletivos de tomografia e ressonância magnética em São Carlos

Exames parados

Em São Carlos, a Santa Casa determinou o cancelamento de exames de tomografia e ressonância magnética que usem contraste iodado porque o medicamento está em falta. Somente urgências serão atendidas. O hospital emitiu uma nota a respeito:

A Santa Casa de São Carlos informa que, diante da falta global de contraste iodado, e a necessidade de manter o atendimento de urgência e emergência, sob orientação das sociedades médicas como o Colégio Brasileiro de Radiologia e Medicina Intervencionista, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre, e seguindo diretrizes colocadas pela Secretaria Municipal de Saúde, no momento, os exames eletivos estão suspensos até segunda ordem.

Demora

O Ministério da Saúde havia alertado por meio de nota técnica sobre a falta do insumo e pediu racionalização do uso, ou seja, apenas para urgência e emergência, até que a normalização na distribuição seja realizada.

O medicamento, em sua grande maioria, vem da China que passou por fortes restrições recentemente devido ao avanço da pandemia de COVID-19 no país. Por isso, a produção foi paralisada.

Segundo consta, as indústrias químicas chinesas já retomaram a produção, contudo o entrave na exportação faz com que o produto demore a chegar e deixe os hospitais do Brasil sem este insumo indispensável para determinados exames.

Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay