Senac São Carlos abre inscrições para Ensino Médio Técnico

SENAC: opção de ensino

O Senac São Carlos está com inscrições abertas para o Ensino Médio Técnico e, desta vez, oferecerá mais uma opção em seu portfólio. A unidade, que já conta com a habilitação em informática desde 2020, expandirá sua oferta para Ensino Médio Técnico em Multimídia.

O curso é voltado para quem já completou o ensino fundamental e permite que os estudantes concluam o ensino médio com uma profissão e um projeto de vida. Além de prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais exames vestibulares das universidades brasileiras.

O aluno que optar pela formação em multimídia atuará no desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades dos meios digitais e se envolverá em projetos que relacionam comunicação, design, tecnologia e artes. As atividades também incluem desenvolvimento de sites, aplicativos, webgames, criação de textos, vídeos e animação com foco no design e na interatividade. 

Para Thamara Moretti Jurado, coordenadora do Ensino Médio Técnico do Senac São Carlos, o aluno que opta pelo aprendizado na instituição desenvolve uma série de habilidades que serão diferenciais no mercado profissional e no exercício da cidadania. “Aqueles que optam pelo Ensino Médio Técnico desenvolverão visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Essas marcas formativas reforçam o compromisso do Senac com a formação integral do aluno, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania.”

Ela reforça ainda que as vivências da escola possibilitarão o desenvolvimento de um jovem proativo, com pensamento participativo e apto a trabalhar em equipe, estabelecer relações interpessoais construtivas e compreender criticamente o contexto em que está inserido.

Ao encontro do Jeito Senac de Educar, o Ensino Médio Técnico da instituição tem uma proposta pedagógica inovadora, alinhada às novas diretrizes propostas pelo Novo Ensino Médio (Lei 13.415) e se preocupa com a formação técnica e cidadã do estudante. 

Sobre os cursos

No Ensino Médio Técnico em Multimídia, o aluno se envolverá em projetos das áreas de comunicação, design, tecnologia e artes. A proposta é abordar o desenvolvimento de sites, aplicativos, webgames, além da criação de textos, vídeos e recursos de animação digital. Nessa opção, as certificações intermediárias são: Desenvolvedor de Produtos para Web (1º ano), Desenvolvedor de Animações (2º ano) e Desenvolvedor de Webgames (3º ano).

Já o Ensino Médio Técnico em Informática irá preparar o aluno para realizar o planejamento e a execução de manutenção de computadores, a operação em redes locais e o desenvolvimento de aplicativos computacionais. Quem faz o curso recebe no primeiro ano a certificação de Assistente de Suporte e Manutenção em Computadores; no segundo ano, o de Assistente de Operação de Redes de Computadores; e, no terceiro, Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais.

 Ensino Médio Técnico moderno ao alcance de todos

Os interessados em ingressar na instituição a partir do próximo ano por meio do Ensino Médio Técnico em Informática ou em Administração – inclusive via transferência de outras escolas – podem se matricular diretamente pelo Portal www.sp.senac.br/ensinomedio, a partir do dia 8 de setembro. O endereço também concentra diversas outras informações sobre as qualificações.

Para garantir mais oportunidades aos jovens, egressos de escolas públicas (estudantes concluintes do 9º ano do ensino fundamental), alunos e ex-alunos da instituição e dependentes de contribuintes do Senac têm desconto de 20% no curso e parcelas mensais sem juros. Para obter informações sobre o Programa de Descontos e Parcelamentos, os interessados devem acessar www.sp.senac.br/descontos-e-parcelamentos/ensino-medio.

Existe ainda a possibilidade de ingresso via Programa Senac de Gratuidade (PSG). Para se candidatar a uma vaga gratuita para o Ensino Médio Técnico, o interessado deve ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. Alunos matriculados no Senac podem solicitar uma bolsa de estudos desde que o pedido não seja para um curso igual ou no mesmo período da turma em andamento. Para obter informações sobre Bolsas de Estudo, os interessados devem acessar www.sp.senac.br/bolsas-de-estudo.

 Serviço:

Senac São Carlos

Local: Rua Episcopal, 700, Centro, São Carlos – SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/saocarlos