Senac São Carlos intensifica o ensino que os jovens buscam e que o mercado precisa

Ensino Médio Técnico em Informática prepara os alunos para o mundo do trabalho a partir de uma formação completa

Há um senso comum entre os jovens de que o ensino médio e a preparação para a vida não estão conectados, já que o modelo atual não traz nenhuma relação direta com o mundo do trabalho. É o que aponta a pesquisa Nossa Escola em Reconstrução, do portal Porvir. Em sintonia com esses anseios e as tendências do mercado educacional, o Senac São Carlos oferece um nível de ensino que integra o conhecimento do ensino médio com aspectos valorativos e técnicos, entregando uma formação integral, que vai ao encontro das necessidades da geração e do mercado. É o Ensino Médio Técnico em Informática.

Ao mesmo tempo que prepara os estudantes para o vestibular, a proposta dessa modalidade de ensino possibilita o desenvolvimento de competências abrangentes, tão necessárias para a construção dos saberes da juventude no mundo de hoje. Essa concepção de um currículo sistêmico – no qual o todo está a serviço de itinerários formativos de modo flexível – garante o protagonismo do estudante na busca do que, de fato, lhe faz sentido, podendo correlacionar, pela transversalidade do mundo do trabalho, seu projeto de vida.

Com a difusão da internet, o modelo de ensino também se vê obrigado a suprir uma demanda do mercado correspondente a pessoas aptas a atuar na área de informática e que possuem, além do domínio técnico, a capacidade de atuar em equipe, propor soluções e resolver problemas, entre outras habilidades. Nesse sentido, o Ensino Médio Técnico em Informática contempla uma integração efetiva entre as competências do técnico e do ensino médio.

Ao estudante, ainda é fornecida a possibilidade de desenvolver seu projeto de formação profissional com orientações para uma projeção do que se deseja para a vida. Sempre aconselhados por professores com base de formação sólida e experiências profissionais nas mais diversas áreas.

Leandro D’Arco, gerente do Senac São Carlos, explica que no Ensino Médio Técnico em Informática o estudante conta com aulas dinâmicas e interativas, o que permite uma formação cidadã, crítica e criativa. “As atividades são desenvolvidas em diversos ambientes educacionais e utilizam toda a infraestrutura de laboratórios e espaços oferecidos pela instituição, possibilitando uma experiência ampla.”

Novas turmas estão com inscrições abertas e têm previsão de início para janeiro de 2021. Mais informações pelo portal www.sp.senac.br/ensinomedio.

Protagonismo do aluno

 

Esse nível de ensino compreende toda a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e é dividido em áreas do conhecimento, não em disciplinas, sendo elas: Linguagens e suas Tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física, língua inglesa); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física, química); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, sociologia, filosofia); e Matemática e suas Tecnologias (matemática). Durante os três anos letivos, são desenvolvidos projetos que integram essas áreas do conhecimento e a formação profissional.

 

Com aulas dinâmicas, os percursos formativos são desenvolvidos por meio da simulação de situações reais nos ambientes educacionais, que exploram toda a infraestrutura dos laboratórios e espaços das unidades. Vale ressaltar que, durante o curso, os jovens contam com apoio de uma plataforma digital para a prática educacional também de forma remota. Os professores, com vasta e sólida experiência profissional, auxiliam os estudantes individualmente na elaboração do projeto de vida e carreira ao longo do curso, sempre em sintonia com a história e vocação de cada um.

 

 

O Ensino Médio Técnico no Senac

 

Em convergência com o Jeito Senac de Educar, tem uma proposta pedagógica inovadora e sua metodologia contempla formação cidadã, aprendizagem com autonomia e desenvolvimento de competências. Além disso, a prática pedagógica contextualizada do curso prepara os estudantes para o ENEM e demais provas de admissão das universidades brasileiras e os coloca em situações de ensino-aprendizagem que possibilitam a solução de questões da vida cotidiana.

 

Para o Senac São Paulo, a educação profissional é vista como ferramenta de promoção das pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa à inserção social e à ação participativa. Assim, a educação profissional deve estar voltada para desenvolver as competências para o trabalho e para a melhoria da qualidade de vida.

 

Sobre o curso

 

No Ensino Médio Técnico em Informática, o aluno aprende como realizar o planejamento e a execução de manutenção de computadores, a operação em redes locais e o desenvolvimento de aplicativos computacionais. Quem faz o curso recebe no primeiro ano a certificação de Assistente de Suporte e Manutenção em Computadores; no segundo ano, o de Assistente de Operação de Redes de Computadores; e, no terceiro, Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais.

 

 Descontos Senac

 

Egressos de escolas públicas (estudantes concluintes do 9º ano do ensino fundamental), alunos, ex-alunos e dependentes de contribuintes do Senac têm desconto de 20% no curso. Para obter informações sobre o Programa de Descontos e Bolsa de Estudo, os interessados devem acessar www.sp.senac.br/descontos.

 

Programa Senac de Gratuidade

 

A missão do Senac São Paulo é proporcionar o desenvolvimento de pessoas, por meio de ações educacionais que estimulem o exercício da cidadania e a atuação profissional transformadora e empreendedora, de forma a contribuir para o bem-estar da sociedade. Dessa forma, o Programa Senac de Gratuidade é uma das principais iniciativas da instituição para atender à população menos favorecida.

 

Para se candidatar a uma vaga gratuita também para o Ensino Médio Técnico, o interessado deve ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. Alunos matriculados no Senac podem solicitar uma bolsa de estudos desde que o pedido não seja para um curso igual ou no mesmo período da turma em andamento. As inscrições podem ser realizadas no site do Senac: www.sp.senac.br/ensinomedio, a partir de 19 de agosto, às 12 horas.

 

 

Serviço:

Ensino Médio Técnico em Informática – Turmas 2021

Inscrições: a partir de 19 de agosto de 2020, às 12 horas

Início das aulas: 28 de janeiro de 2021

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/ensinomedio

 

 

Senac São Carlos

Local: Rua Episcopal, 700, Centro – São Carlos/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/saocarlos