[ÚLTIMA HORA] Sensação térmica chega a 42°C em São Carlos

Sensação térmica de 42°C
Sensação térmica de 42°C

A exposição direta ao sol também afeta a sensação térmica. A radiação solar direta pode aumentar a sensação de calor, enquanto a sombra ou nuvens podem proporcionar alívio.

Nesta terça, 14, a sensação térmica, ou seja, a percepção de temperatura na rua em São Carlos chegou aos 42°C, segundo dados informados pela Defesa Civil que recomenda às pessoas muita hidratação, bem como não andar no sol durante o período da tarde quando a temperatura está mais alta.

De acordo com Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil, os termômetros marcam na cidade uma temperatura externa de 37°C, contudo a sensação térmica é sempre cinco graus acima ou para baixo. Como vivemos uma onda de calor sem precedentes, a situação é bastante complicada.

Caballero também recomenda o uso de umidificadores, ventiladores e também o famoso ar condicionado.

Sensação térmica de 42°C
Sensação térmica de 42°C

Sensação térmica em dia de calor

Em um dia de calor, a sensação térmica é influenciada por vários fatores que afetam a maneira como percebemos a temperatura ambiente. Alguns desses fatores incluem:

Temperatura do Ar: A temperatura ambiente é um fator óbvio. Quanto mais alta a temperatura do ar, maior será a sensação térmica de calor.

Umidade Relativa do Ar: A umidade afeta significativamente a nossa percepção de calor. Em dias úmidos, quando a umidade relativa é alta, a evaporação do suor é mais difícil, tornando a sensação térmica mais desconfortável.

Velocidade do Vento: O vento pode influenciar a sensação térmica. Em dias ventosos, o vento pode ajudar na evaporação do suor, proporcionando uma sensação mais fresca. No entanto, se a velocidade do vento for muito alta, pode aumentar a perda de calor do corpo, tornando a sensação térmica mais fria.

Radiação Solar: A exposição direta ao sol também afeta a sensação térmica. A radiação solar direta pode aumentar a sensação de calor, enquanto a sombra ou nuvens podem proporcionar alívio.

Em geral, a combinação desses fatores determina como percebemos a temperatura em um dia quente. Por exemplo, um dia quente e úmido com pouco vento e exposição direta ao sol pode resultar em uma sensação térmica mais alta do que a simples leitura do termômetro indicaria. É importante considerar todos esses elementos ao avaliar como nos sentimos em relação à temperatura durante dias quentes.

Leia mais: “O professor Milton colocava seus dons a serviço da música e da igreja”, diz nota da Paróquia Santo Antonio