SINTUFSCar lembra os 25 anos da morte brutal do Casal Sundermann em São Carlos

Do SINTUFSCar

Há 25 anos, no dia 12 de junho de 1994, nossos companheiros José Luís e Rosa Hernandes Sundermann foram brutalmente assassinados em São Carlos (SP). Até hoje as autoridades polícia e judiciais não apontaram nenhum suspeito pelo crime. Uma impunidade comum aos assassinatos de lutadores sociais no Brasil.

Zé Luís e Rosa eram figuras de imensa importância para a organização da luta no SINTUFSCar e de toda região de São Carlos. Militavam e incomodavam muito além dos muros da universidade, tanto que foram mortos em condições que deixaram claro se tratar de uma execução ligada às lutas do campo.


Quando foram assassinados, estavam militando no recém-criado PSTU e atuavam nas lutas da região, enfrentando grupos políticos e oligarquias, como usineiros. O crime foi denunciado em organismos internacionais e o Brasil chegou a ser condenado, mas apesar disso, 25 anos depois, o crime segue impune. 


Conhecer a história do casal Sundermann é fundamental para compreender concretamente a história de nossa própria luta como trabalhadores e, assim, entender seus desfechos. Por isso, junto a este texto, enviamos o link de um vídeo-documentário gravado em 2014 que conta a história de nossos companheiros (https://www.youtube.com/watch?v=qCX5xbpqPAQ&t=3s).


O legado de Zé Luís e Rosa seguem pulsando nos trabalhadores e na juventude! 25 anos se passaram, mas Zé Luís e Rosa jamais serão esquecidos!
Zé Luís e Rosa Sundermann, PRESENTES!