SOS Escolar é um aplicativo usado para situações de risco
Uma funcionária da CEMEI Maria Alice Vaz Macedo que fica na rua Hilário Martins Dias no Cidade Aracy em São Carlos acionou o aplicativo SOS Escolar na manhã desta sexta-feira, 1, porque havia um homem negro, de jaqueta de preta e calça cinza na frente da escola com uma arma de fogo. De acordo com o apurado, o suspeito em questão parecia alguém do tráfico de drogas.
A GM foi ao local, demorando apenas sete minutos para chegar na escola. Ela foi acionada às 8h38 e às 8h45 já estava na unidade. Um cerco foi promovido na região, mas ninguém foi localizado, contudo por ordem da Secretaria de Segurança a viatura permanecerá na frente do prédio durante esta sexta-feira. Todos na escola estão bem.
SOS Escolar e Câmeras: funcionando com segurança
Em um esforço da Prefeitura, a Secretaria de Segurança instalou câmeras em todas as 61 unidades escolares municipais, com isso, além do aplicativo SOS Escolar, os prédios são monitorados pela Central da Guarda Municipal.
Estes são equipamentos modernos que auxiliam a Guarda Municipal na proteção do patrimônio público, oferece tranquilidade para a comunidade escolar, com disponibilização em tempo real de informações para o desenvolvimento das ações de segurança, controle eficaz, combate a violência no espaço escolar e no seu entorno, evitando ocorrências de roubos, furtos e prejuízo ao bem público, bem como a proteção das crianças em casos como esse de alguém armado estar nas cercanias.
Ninguém escapa dos olhos das câmeras, pois dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública revelam que as câmeras de monitoramento e sensores trouxeram resultados positivos. Em 2022 foi registrada uma média mensal de 7,3 ocorrências de furtos e danos em escolas municipais. Esse ano o número baixou para 3,6. “Outra ação importante foram os flagrantes. O infrator entra na escola e ao passar pelo setor sensorizado, a câmera abre em tempo real no Centro Operacional da Guarda Municipal, o controlador já aciona e vai informando a vestimenta e a movimentação do infrator para a viatura em deslocamento”, revela Samir Gardini, secretário de Segurança Pública.
O que é o SOS Escolar?
O APP foi desenvolvido pelo Departamento de Operações, Inteligência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Segurança Pública em parceria com a Agência de Inovações da Universidade Federal de São Carlos e vai ser utilizado pelos diretores das escolas municipais em casos de extrema urgência, em situações de risco de morte.
“Em caso de extrema urgência, o diretor ou as demais pessoas das escolas cadastradas no sistema, poderão com um simples toque no celular disparar um alarme que em tempo real será visto pelos agentes da Central de Monitoramento da Guarda Municipal. Já temos um grupo de whatsapp com integrantes da GM, SSP, Secretaria de Educação e diretores das escolas municipais, ferramenta usada no caso de furtos e outras ocorrências que não envolvem risco de morte. O “SOS Escolar” é para ocorrências graves, como o que ocorreu em Suzano”, explica Samir Gardini, secretário de Segurança Pública, lembrando do triste episódio de uma massacre escolar acontecido naquela cidade.
O aplicativo foi desenvolvido tanto para o sistema operacional Android e iOS.
Leia mais: