Washington Luís: Concessionária inicia revitalização da SP 310

SP 310 passa por obras
SP 310 passa por obras

Rodovia SP 310 passa por obras em vários locais

As obras de revitalização do pavimento da SP 310 – Rodovia Washington Luís, que passa por São Carlos, realizadas pela Eixo SP desde maio, entram em uma nova fase. A partir deste sábado (5), os trabalhos serão executados no trecho de Cordeirópolis, na altura do km 153, no entroncamento com a SP 330 – Rodovia Anhanguera. Os serviços seguirão pela pista sentido Interior até o km 165, em Santa Gertrudes. Após a conclusão deste trecho, as equipes iniciarão a recuperação do pavimento no sentido contrário, ou seja, na pista em direção à Rodovia Anhanguera.

A previsão inicial é de que as intervenções sejam concluídas em um prazo de 30 dias em cada sentido da rodovia. Durante esse período, os motoristas precisarão ficar atentos com alterações no tráfego em razão da movimentação de máquinas e de trabalhadores na pista. Haverá estreitamento de faixa para que os serviços possam ser realizados.

Como medida para agilizar a conclusão das obras, as equipes atuarão todos os dias da semana, em dois períodos. Durante o dia, entre às 7h e 17h, e à noite, entre 21h e 5h do dia seguinte. A Concessionária reforçará a sinalização com placas de advertência e homens-bandeiras para alertar e orientar os usuários sobre a realização dos serviços e alteração no tráfego.

As obras fazem parte do Programa de Revitalização do Pavimento, que teve início em maio. Os trabalhos serão realizados em toda extensão da SP 310, entre São Carlos e Cordeirópolis, em um total de 74 quilômetros. A programação das obras inclui ainda o trecho da SP 225 entre os municípios de Itirapina e Bauru, numa extensão de 144 quilômetros. O investimento nas melhorias é estimado em R$ 248 milhões.

A Eixo SP está realizando reparos profundos com reforço na base de sustentação do asfalto para oferecer maior resistência ao pavimento das duas rodovias. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até maio do ano que vem. Antes de chegar a Cordeirópolis, as equipes atuaram na recuperação de vários trechos da SP 310, entre Itirapina e São Carlos.

SP 310 passa por revitalização
SP 310 passa por revitalização

Asfalto-borracha na SP 310

A revitalização do pavimento da Rodovia Washington Luís (SP 310) 0ocorre com a aplicação de um material diferenciado, que leva em sua composição borracha moída proveniente da reciclagem de pneus usados. Além dos benefícios ao meio ambiente, o asfalto-borracha é considerado mais resistente a trincas e buracos em razão do nível de elasticidade presente no material.

Estudos indicam também que esse tipo de pavimento reduz o nível de ruído produzido pelos veículos em movimento. A borracha incorporada no asfalto proporciona uma superfície mais flexível, que ajuda a absorver parte do atrito dos pneus no asfalto.

Sobre a Eixo SP

A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Para mais informações acesse: www.eixosp.com.br.

Importância do recapeamento

O recapeamento de rodovias como a SP 310 é uma prática essencial para manter a segurança, eficiência e qualidade das estradas. A importância do recapeamento é múltipla e abrange diversos aspectos, incluindo:

  1. Segurança: Rodovias com pavimentos desgastados, cheios de buracos e rachaduras podem ser perigosas para os motoristas. O recapeamento ajuda a reduzir o risco de acidentes, proporcionando uma superfície mais lisa e uniforme para dirigir.
  2. Redução de custos: Embora o recapeamento represente um investimento significativo inicial, a longo prazo, ele pode ajudar a economizar dinheiro. Isso ocorre porque, quando a manutenção é negligenciada, os custos com reparos emergenciais e o desgaste acelerado de veículos são maiores.
  3. Melhoria da mobilidade: Rodovias bem conservadas permitem um fluxo mais eficiente de tráfego, reduzindo o congestionamento e o tempo de viagem dos motoristas. Isso é especialmente importante para o transporte de mercadorias, que afeta diretamente a economia do país.
  4. Conforto para os usuários: Um pavimento recapeado proporciona uma experiência de condução mais suave e confortável para os motoristas e passageiros, tornando a viagem mais agradável.
  5. Durabilidade e vida útil prolongada: O recapeamento apropriado pode prolongar a vida útil do pavimento, adiando a necessidade de uma reconstrução completa da rodovia, o que pode ser muito mais dispendioso.
  6. Imagem e turismo: Rodovias em boas condições têm um impacto positivo na imagem do país ou região, afetando o turismo e a atração de negócios.
  7. Sustentabilidade ambiental: O recapeamento pode ser uma medida mais sustentável do que a reconstrução completa, pois utiliza parte da estrutura existente, reduzindo a quantidade de resíduos gerados e o consumo de novos materiais.

Portanto, o recapeamento é fundamental para garantir que as rodovias permaneçam funcionais, seguras e eficientes, beneficiando tanto os usuários quanto a economia como um todo. A manutenção adequada das estradas é um aspecto crucial da infraestrutura de transporte de qualquer país ou região.

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