Foi no dia 1º de julho de 1963 o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) surgiu com o objetivo de dar visibilidade aos agricultores da região. Para Lauro Baum, presidente do sindicato “o agricultor nem existia perante a legislação. Só servia para trabalhar e quase não tinha direito nenhum”.
Mas foi em 1991 que surgiu o primeiro mercado STR. O objetivo era criar mais uma fonte de renda para além do pagamento da unidade feita pelos associados. “Quando surgiu a área comercial, foi para dar um suporte ao associado” revela Baum. Hoje, a rede de supermercados possui cinco lojas e é uma das mais lembradas na região do Vale do Taquari.
Agora, a rede se prepara para inaugurar mais uma loja em Lajeado, no bairro Conventos. Esta, será a sexta loja do sindicato. O local possui boa localização, e tem acesso pela BR 386. Baum diz que o contrato já foi assinado e as obras começaram em 2018.
Além dessa conquista, a loja que fica no Centro de Lajeado será ampliada. No dia 8 de dezembro o sindicato conquistou, em leilão, o prédio ao lado da loja que propriedade do Sesi. Além de aumentar a área comercial, o objeito é oferecer também o estacionamento coberto aos clientes. “Este era um sonho de mais ou menos três anos” diz Baum.
Hoje, o STR possui 1.200 associados nas cidades de Lajeado, Marques de Souza, Forquetinha e Canudos do Vale.








