Tem início a Declaração Anual de Rebanho

A Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Panambi pretende concluir, até o final de abril deste ano, a coleta de dados da Declaração Anual de Rebanho Obrigatória. O auxiliar de serviços rurais, Vilmar Godoi Brandão, explica que o prazo para o Cadastro acontece até o mês de maio. 

A Declaração colhe dados sobre todos os tipos de animais na propriedade, desde bovinos, suínos, caprinos até emas, peixes, abelhas e, inclusive, animais que não são de produção, como cães e gatos.

Brandão revelou, ainda, que os dados da Declaração Anual são também utilizados no Censo Agropecuário, executado pelo IBGE.

Em maio, acontece, ainda, a campanha de vacinação contra a febra aftosa. Sobre o reconhecimento internacional como zona livre da febre aftosa sem vacinação, a sua obtenção é meta do Governo Estadual, a ser atingido entre os anos de 2020 e 2022.

Atualmente, Santa Catarina é o único Estado que se mantém como zona livre da febra aftosa sem vacinação, com certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal.

A Inspetoria Veterinária situa-se a rua Alfredo Brenner, número 695, telefone 3375-4577.  O horário de atendimento é das 08h às 12h e das 13h30 as 17h30, de segunda a sexta-feira.

Auxiliar de serviços rurais, Vilmar Godoi Brandão. (Foto: Rádio Sorriso)