Os temporais voltaram a causar danos no Estado na madrugada desta quinta-feira, 19. Os ventos passaram dos 100 km/h em diversas cidades.
Foram registrados destelhamentos de casas, quedas de postes e de árvores e bloqueios parciais e totais em rodovias.
A chuva chegou na região metropolitana de Porto Alegre ainda na noite de quarta-feira. Na Capital, em quatro horas, choveu um terço do previsto para o mês. Os ventos passaram dos 70 km/h na cidade.
O volume de chuva também acumulou água em vias. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), houve pontos de alagamento nas avenidas Bento Gonçalves com Oscar Pereira, Aparício Borges e Oscar Pereira, Teresópolis com Ludolfo Boehl, logo após as fortes pancadas. Além disso, alguns semáforos, como da avenida Assis Brasil e da Bogotá, estavam fora de operação.
Em Santa Maria, na Região Central, houve queda de árvores e destelhamento – o forte temporal deixou a cidade praticamente sem comunicação. Fios de luz caídos e muitas árvores espalhadas pela cidade.
Segundo a Prefeitura de Santa Maria, os bairros mais atingidos são: Alto da Boa Vista, Santa Marta, Passo D’Areia, Vila Oliveira, Caturrita, Vila Schirmer. Os moradores estão sendo encaminhados para o ginásio do Corpo de Bombeiros. Lonas estão sendo distribuídas para a comunidade.
A região Central do Estado é uma das mais afetadas pelo temporal. A prefeitura de Júlio de Castilhos informou à Defesa Civil da região que cerca de 400 casas foram danificadas no município. A Defesa Civil informou que lonas estão sendo distribuídas nesta região.
Em Panambi, o forte temporal registrado nesta madrugada destelhou casas, derrubou árvores e deixou a população sem energia elétrica.
Outras cidades como Cruz Alta, Santa Cruz, Santiago e São Francisco de Assis também foram atingidas por vento forte e chuva, com registro de estragos.
Em Gravataí a chuva foi intensa, diversas ruas ficaram alagadas. Na Dorival, um ônibus Sogil caiu em uma cratera e por pouco o veículo não tombou.
De acordo com a MetSul Meteorologia, a precipitação do tempo deve ser de curta duração com elevados volumes. Em algumas regiões, a chuva pode vim acompanhada de granizo e ventos.
Bloqueios em rodovias
1 – Em Rosário do Sul, na BR-290, km 445, interrupção parcial por queda de árvore, trânsito pelo acostamento. Liberado às 4H40.
2 – Em Caçapava do Sul, na BR-290, km 330, interrupção parcial por queda de árvore, veículos passam pelo acostamento.
3 – Em Bagé, na BR-153, km 600,5, interrupção parcial no sentido interior-capital por queda de barreira.
4 – Na BR-287, entre Santiago e Jaguari, vários pontos com interrupção total por queda de árvores, equipes ainda não conseguiram chegar a todos eles.
5 – Em Itaara, na BR-158, km 308, interrupção total por queda de árvore.
6 – Em Ijuí, na BR-285, km 440, interrupção parcial de pista por queda de árvore.
7 – Em São Pedro do Sul, na BR-287, km 276, interrupção total por queda de árvore.
8 – Em São Vicente do Sul, na BR-287, km 313, acesso a Mata, interrupção total por queda de árvore.
9 – A partir das 4h45, em Tapes, na BR-116, km 361, pista parcialmente interrompida por queda de árvore.
10 – A partir das 5h15, em Soledade, na BR-386, km 254, interdição total da pista por queda de árvore. Veículos conseguem desviar por pátio de restaurante e, logo depois, acostamento. Liberado.
11 – A partir das 5h15, em Rosário do Sul, na BR-290, km 485 e 490, interrupção parcial por queda de árvore.

Foto: Rafaella Fraga/G1








