Trabalhadores da Volkswagen entrarão em férias coletivas na unidade de São Carlos

Em entrevista para o radialista Fabio Taconelli nesta quinta, 5, no Jornal da Manhã da Jovem Pan FM, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, Vanderlei Strano veio com novidades.

Ocorre que a unidade da Volkswagen que fica na Via Anchieta colocará 2,5 mil trabalhadores em férias coletivas (de 9 a 28 de maio) em função da falta de componentes e isso terá reflexos em São Carlos. “A unidade Anchieta anunciou as férias para 2.500 trabalhadores e aqui na unidade de São Carlos também recebemos o protocolo de férias coletivas que deverão começar em 9 e terminar em 28 desse mês, podendo ainda serem prorrogadas por mais dez dias conforme a situação na empresa”, revelou.

Vanderlei explicou que há um problema no setor automotivo brasileiro e não apenas com a Volkswagen. “As empresas estão sofrendo muito com falta de insumos, semicondutores e até pneus e com isso as fábricas estão parando a produção, aqui em São Carlos temos a fábrica de motores que fornece para a unidade da Anchieta da Volkswagen e outras e isso afeta a produção na cidade, o setor de montagem será atingido”, esclareceu.

Estima-se que em São Carlos pelo menos 200 trabalhadores entrarão em férias coletivas. “Não se fala em demissões, porque na Volkswagen antes de chegar neste ponto sempre trabalhamos com outras ferramentas tipo o lay-off, no Paraná neste momento temos 580 trabalhadores nesta modalidade e que devem voltar ao trabalho, eles ficaram assim por cinco meses, o problema de São Carlos é fornecemos motores para as demais unidades e qualquer percalço nestes locais nos afeta diretamente”, explicou.