Tradicionalismo marca 34º Rodeio Crioulo Nacional de Canela

Durante cinco dias a cidade de Canela, na Serra Gaúcha, sediou o 34º Rodeio Crioulo Nacional, que teve inicio na quarta-feira, dia 10, e encerrou na noite do último domingo, 14, com realização do CTG Querência, no Parque de Rodeios do Saiqui.

Ao longo da programação foi possível prestigiar grandes nomes da música gaúcha em fandangos com ‘Os 4 Gaudérios’ e ‘Eh Vanera 100% Gaúcha‘, ‘João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo‘ e ‘Grupo Querência‘.

As provas Campeiras e Artísticas, tiveram mais de R$50 mil em prêmios neste ano. Como já é de costume, a chuva apareceu para deixar mais emocionante algumas provas.

Homenagens também foram feitas durante o rodeio. A disputa de tiro de laço Cidade de Canela, foi em homenagem a Dario Reis, que há anos participa do evento. 

Além disso, houveram homenagens em memória a quatro grandes nomes que passaram e deixaram boas lembranças durante a atividade, e também,  para o Centro de Tradições Gaúcha – CTG Querência: Pery Fogaça, Pedro Bohrer, Erian Fogaça e Sadi José da Silva, este último, companheiro de laço de Dário entre outras.

Patrão do CTG Querência Gilnei Nacimento faz uma avaliação positiva sobre as participações para o evento, explicando que “vieram pessoas não só do Rio Grande do Sul, mas sim, de outros estados como Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e outros para provas.”

Outro ponto positivo do rodeio, comenta Gilnei, foi a participação do público, que esteve presente para prestigiar as demais atividades, como demais provas e apresentações de fandangos.

O Patrão do CTG falou sobre dificuldades que a entidade enfrentou para a realização do rodeio. ” Houve muita irresponsabilidades de patronagens anteriores que não tiveram seriedade em suas gestões.” Gilnei comenta que a cultura gaúcha é mais que só a vestimenta de bombacha, precisa de honra de homem que faz e representa a cultura.

Em relação a denuncia de ativista do estado do Rio de Janeiro que pediu para que o rodeio não fosse realizado em alegação de maus tratos aos animais, o Patrão falou ao Ministério Público que os tradicionalista não aceitam qualquer tipo de maus trato, pois os animais são as estrela do evento quando. A questão foi resolvida com sucesso e o rodeio teve a  autorização para ser realizado.

No domingo, dia 14, o último dia de evento, a Rádio Sorriso Serra Gaúcha 95.3 FM também prestigiou o Rodeio, quando realizou 3 horas de sua programação direto do Parque de Rodeios do Saiqui.

O programa Roda de Chimarrão apresentado por Airton dos Santos foi ao vivo, direto do 34º Rodeio Crioulo Nacional de Canela, realizando entrevistas com autoridades, tradicionalistas, participantes do evento e, é claro, muita musica.

Vídeo e Fotos: Luis Caldeira