Trancou: Doria anuncia a Fase Emergencial do Plano SP

Doria anunciou novas medidas

Com o risco do sistema hospitalar entrar em colapso o governador João Doria anunciou em coletiva que começou às 12h45 desta quinta, 11, a Fase Roxa do Plano SP (Fase Emergencial que começa dia 15 e vai até o dia 30). O pacote inclui o fechamento das escolas estaduais por 15 dias, ficando aberta apenas para alunos vulneráveis, já na rede privada isso deverá ser opcional com o limite de 35% de ocupação.

Estão proibidos os serviços de retiradas em todos os setores (take-away), lojas de materiais de construção devem fechar, assim como igrejas (só ficarão abertas para quem quiser rezar de maneira individual, isso ficará dessa forma por 15 dias). Jogos de futebol devem parar, portanto o Campeonato Paulista ficará sem sua disputa habitual neste momento. Escritórios também ficarão fechados. Órgãos públicos deverão adotar o tele-trabalho. O governador disse que há o toque de restrição e não há proibição de sair, ou seja, a pessoa pode fazer suas compras que os mercados farão seu trabalho em horário normal.

Também serão proibidos o uso de praias e parques e também de qualquer aglomeração. O Toque de Recolher das 20 até às cinco horas segue valendo.

Atualmente, 53 municípios paulistas tem 100% de ocupação dos seus leitos, na segunda, dia 8, este número era de 32. As UTIs estão com 87,6% de ocupação no Estado de SP. Em 22 de fevereiro eram 6,4 mil internados agora 9,1 mil internados (47% a mais que na primeira onda). Em média, são 150 novas admissões em UTIs por dia. Ou seja, os 1118 leitos criados nesse intervalo não darão conta da demanda. O estado informou que pelo menos 50% dessas internações são de pessoas jovens ou com menos de 50 anos.

Só nessa semana, até agora, são 12% de aumento de casos, o mesmo percentual para os óbitos. Há, neste momento, 1065 pessoas esperando regulação para uma vaga em UTI. Destes 35% são de pacientes de UTI.

Mais detalhes em instantes.