Tremor de terra de magnitude 2,2 é registrado no interior de São Paulo

Tremor de terra de magnitude 2,2 é registrado no interior de São Paulo
Tremor de terra de magnitude 2,2 é registrado no interior de São Paulo

Um tremor de terra de magnitude 2,2 foi registrado na noite de sábado (18) no estado de São Paulo, com epicentro localizado nas proximidades do município de Glicério, por volta das 18h36, no horário de Brasília.

De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que analisou o evento, não há relatos de que o tremor tenha sido sentido pela população local. O registro foi feito pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).

O último evento sísmico registrado em território paulista havia ocorrido em 27 de junho deste ano, na cidade de Maracaí, com magnitude 2,0.

Especialistas explicam que tremores de baixa magnitude são fenômenos naturais e relativamente comuns no Brasil, apesar de o país estar situado no interior da placa tectônica sul-americana — uma região considerada estável. Esses abalos ocorrem devido às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre, liberando energia em pequenas proporções.

Segundo o Centro de Sismologia da USP, um tremor de terra dessa intensidade geralmente não causa danos estruturais, mas são importantes para o monitoramento e estudo da atividade sísmica no território nacional.

Fonte: Rede Sismográfica Brasileira

Leia mais: Dois suspeitos são presos pela Força Tática após roubo de veículo em São Carlos