Três dias e duas noites de festas em São Carlos

Entenda a relação entre os jogos universitários e o motivo das festas

Quem está acompanhando os conteúdos disponibilizados sobre O ECONOMÍADAS, (evento que irá acontecer em São Carlos nos dias 21, 22 e 23 de abril), sabe que trata-se de um grande vento esportivo organizado por atléticas e suas torcidas organizadas. As atléticas universitárias são famosas por fazerem muitas festas além dos jogos. Mas, o que é uma atlética e para que servem as festas?

A atlética é uma associação independente formada pelos estudantes com o objetivo de integrar os alunos. Apesar de serem associadas mais às festas, esse não é o principal foco das atléticas universitárias. Na verdade, elas são criadas com o objetivo de beneficiar os alunos e a comunidade, trazendo diversas vantagens como o incentivo a prática de esportes, a integração e sociabilização entre os alunos e inúmeras ações sociais. A importância afetiva é tão grande que os acadêmicos se formam, mas o legado fica para os novatos do curso em uma continuidade tradicional.

Participar de uma atlética significa crescimento pessoal, pois ela proporciona experiências importantes para o estudante através de atividades extracurriculares durante a faculdade. Nela, é preciso formar uma diretoria com cargos específicos para manter a organização de todas as atividades. Em geral, a equipe é formada por: presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, diretor de marketing e diretor de eventos. As diretorias mudam a cada ano, algumas por indicação, outras por eleição. Vale lembrar que essa composição é livre, por isso, podem ser nomeados alguns conselheiros ou criar outros cargos para garantir o bom desempenho da equipe.

As festas são a parte empresarial.  Funcionam como uma empresa, sua movimentação financeira é considerável. Elas são realizadas para arrecadar recursos para manter as modalidades esportivas, financiar o material, os treinadores e viabilizar a participação em competições.

Nas festas, com roupas coloridas ou fantasias, curtas ou longas, mas sempre com looks bem humorados, nos eventos, o respeito entre os universitários é a maior moeda. Um cuida do outro e, se surge qualquer comportamento violento, o autor é colocado pra fora da festa, e muitas vezes, pra fora da atlética e de círculos de socializações entre eles.

Grande exemplo de cuidados com o próximo, é o realizado pelo grupo do Recanto Acolhimento (vale conhecer: http://www.recantoacolhimento.com.br), um coletivo que monta, dentro de festas universitárias, um Posto de Acolhimento, uma espécie de plantão de pessoas qualificadas a realizar três tarefas: ouvir, intervir, encaminhar. Lá, acolhem e trabalham com diminuição de danos e vulnerabilidades, desde fornecer uma fruta ou uma conversa, até levar em casa com segurança ou, o encaminhamento para instâncias internas e externas à festa.

Em São Carlos, no ECONO, as festas dos jogos acontecerão durante o dia, na chamada Tenda e, durante a noite, nas Festas das Ligas. Ambas na Arena TUSCA e, é possível adquirir pacotes de ingressos pelo site da agência parceira, www.criativaagencia.com.br. Nessa edição, as atrações dos três dias e duas noites de festas contarão com DENNIS DJ, MENOS É MAIS, PEDRO SAMPAIO, TURMA DO PAGODE, GUSTAVO MIOTO, LUCAS BEAT.

É Criativa Agência. É São Carlos em Evidência.