UFRGS é a melhor universidade federal do Brasil, segundo MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem (27) as avaliações das instituições de ensino superior do Brasil. O título de melhor instituição federal, pela quarta vez consecutiva, ficou com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que segundo os dados do Índice Geral de Cursos Avaliados, do Inep, atingiu conceito 4,2985 em uma escala que vai de 1 a 5. O indicador de qualidade é referente ao ano de 2016. O conceito de faixa máxima foi alcançado por apenas 1,5% das instituições brasileiras.

Para o reitor da Universidade, Rui Opermann, a conquista mostra o empenho de toda a comunidade para promover a excelência da universidade, “esse compromisso vai, inclusive, além das próprias crises”, realça. A UFRGS mantém o título de melhor universidade federal do Brasil há quatro anos, no entanto, desde o último ano a universidade enfrentou algumas dificuldades financeiras ocasionados pelos obstáculos no repasse das verbas federais. “Nós receávamos que, por conta disso, poderíamos perder essa primeira posição. Entretanto, se confirmou, mostrando que para além da crise, o empenho da nossa comunidade é fundamental para esse resultado”, apontou Opermann.

Sobre os planos para 2018, o reitor afirma que diante da contenção orçamentária, a UFRGS manterá seu foco em três pontos principais: o desenvolvimento da pós-graduação, a internacionalização e o planejamento. Opermann destaca que “é fundamental um planejamento que faça com que a gestão da universidade continue sendo racional sobre o ponto de vista dos recursos que recebe para potencializá-los da melhor forma possível”.

A aluna do 3° semestre do curso de odontologia da Universidade, Bruna Luisa Neumann, 20, diz que o sente-se orgulhosa do título conquistado pela Universidade: “acredito que essa conquista é decorrente da união de diversos fatores, como os docentes extremamente competentes, a equipe técnica, os estudantes e a infraestrutura”.

Para ela, diante do destaque do qual a Universidade possui, a formação na UFRGS será importante para seu futuro profissional. “Presenciamos um ensino com uma qualidade excelente, além de amplas oportunidades acadêmicas e perspectivas para diferentes áreas de atuação”, reforça Bruna.

Na avaliação, no que diz respeito às universidades federais, a Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg) ficou logo atrás da Ufrgs, com conceito 4,22. A melhor universidade do Brasil é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com conceito 4,37. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ficou com 3,08, enquanto a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) teve conceito 3,49.

O vestibular da Ufrgs acontece nos dias 07 a 10 de janeiro de 2018.

Confira a entrevista com o Reitor Rui Opermann na íntegra: