UFSCar abre chamada para credenciamento de interessados em atuar como pacientes em simulações nos cursos de saúde

A Pró-Reitoria de Administração (ProAd) e a Unidade de Simulação de Saúde (USS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), divulgam a abertura do edital de Chamada Pública para credenciamento de pessoas físicas para atuar como pacientes em simulações durante atividades para alunos dos cursos da área da Saúde (Medicina, Enfermagem, Gerontologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelas Internet.

As situações serão simuladas no âmbito da USS, um laboratório didático de apoio educacional, que utiliza a simulação como estratégia ativa de aprendizagem para o desenvolvimento de competências, na área de atuação clínica. A Unidade combina espaços/cenários que simulam as ocorrências reais da prática de cuidado à saúde (atenção básica, ambulatorial, hospitalar, centro cirúrgico e urgência e emergência) para o atendimento de pacientes padronizados e/ou a realização de procedimentos em manequins realísticos ou de habilidades, que são usados por todos os cursos da saúde da UFSCar. 

A utilização de pacientes padronizados (atores que representam pacientes) permite que o aluno explore ações e saberes que abrangem o ser humano na sua dimensão psíquica, biológica e social. Os inscritos serão recrutados de acordo com as solicitações das atividades, pelo perfil de idade, sexo, etnia e especificidades físicas relacionadas aos casos clínicos propostos. Cada pessoa receberá o roteiro relatando o perfil do paciente, suas enfermidades e sintomas, dores, lesões, suas possíveis condições físicas, além de uma sequência de perguntas relacionadas ao caso para serem feitas para os futuros profissionais de saúde. As simulações podem ser presenciais ou remotas, a participação é remunerada, mas não implica nenhum vínculo empregatício com a UFSCar.

Interessados em fazer o credenciamento devem preencher este formulário eletrônico (https://bit.ly/3uA7pKI), anexando os documentos necessários para comprovar os requisitos exigidos. O edital completo pode ser acessado neste link (https://bit.ly/3tPzONW).