UFSCar cria comissão para verificação da autodeclaração de raça e cor dos candidatos aos cursos de graduação

A Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) publicou, no final de 2018, edital (https://bit.ly/2FrIm4t) que trata sobre a composição da Comissão de Verificação da Autodeclaração de Raça/Cor que atuará na seleção para ingresso em 2019 nos cursos de graduação presenciais da Universidade.

A partir da publicação do regulamento com as normas do ingresso em 2019 nos cursos de graduação presenciais da Instituição, a SAADE está divulgando o edital que contém o prazo para inscrição de pessoas das comunidades interna e externa à UFSCar, interessadas em participar do procedimento de verificação da autodeclaração de raça/cor junto aos estudantes que optarem pelas modalidades da Lei nº 12.711/2012 que reservam vagas para pessoas negras, ou seja, pretas ou pardas.

As pessoas interessadas em se capacitar sobre o tema e participar dos procedimentos de verificação devem realizar a inscrição até o dia 14 de janeiro de 2019, por meio do formulário disponibilizado no endereço www.saade.ufscar.br. No dia 17 de janeiro, a SAADE promoverá uma sessão pública para apresentar os resultados do edital, ou seja, a quantidade de inscrições recebidas e o perfil geral das pessoas inscritas, bem como as datas dos momentos de formação e capacitação sobre a temática.

As pessoas que participarem dos momentos de formação organizados pela SAADE poderão ser indicadas para compor as bancas que atuarão nos procedimentos de verificação das autodeclarações dos estudantes convocados em cada uma das chamadas e no ato do requerimento de matrícula.

Em alusão a normativas vigentes no âmbito de concursos públicos, as bancas de verificação devem ser compostas atendendo ao critério de diversidade e, nesse sentido, a SAADE espera contar com o envolvimento da comunidade dos quatro campi da UFSCar, bem como de pessoas de fora do contexto universitário. Assim, representantes de associações, movimentos e coletivos que atuam nas temáticas relacionadas à população negra e aos povos indígenas estão convidados a fazer as inscrições.

O edital completo está disponível em https://bit.ly/2FrIm4t. Mais informações podem ser obtidas por meio de contato a SAADE, pelo telefone (16) 3306-6438.