UFSCar oferece curso gratuito sobre análise de dados do Coronavírus

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para o curso de extensão “Análise e visualização de dados do Coronavírus no R”, que será realizado integralmente online, na modalidade de Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe).

O curso, gratuito, não requer conhecimento prévio no programa R e é destinado a qualquer pessoa interessada em aprender a usar o software para analisar os dados do novo Coronavírus. “A análise de dados é de extrema importância para guiar a correta tomada de decisão. Quanto à análise de dados do Coronavírus, a importância é ainda mais evidente para saber o que está acontecendo, planejar estratégias de controle e prevenção, identificar corretamente os locais mais afetados e analisar projeções futuras. Além disso, permite identificar e separar o que é fato do que é fake news“, explica a professora Andreza Palma, do Departamento de Economia (DEc-So) do Campus Sorocaba, que coordena a iniciativa.

A Aciepe tem carga-horária de 60 horas e o conteúdo ficará disponível aos participantes para realizarem as atividades no seu próprio tempo, dentro do período do curso, que vai de 31 de agosto a 16 de janeiro. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado é o Moodle da UFSCar. Os estudantes que concluírem as atividades solicitadas e apresentarem o projeto final receberão certificado.

Matrículas e inscrições
Os estudantes de graduação da UFSCar devem ser inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) no dia 24 de agosto, de acordo com o calendário da graduação da Universidade.

Para a comunidade externa são ofertadas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 1ª de setembro, por meio de envio de e-mail a drepalma@ufscar.br, contendo nome, formação, currículo e uma breve justificativa sobre o interesse no curso. A seleção será baseada na análise de currículo.

Mais informações estão disponíveis no link https://bit.ly/3iR9U3E. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail da professora Andreza Palma (drepalma@ufscar.br).